[FUG-BR] Nvidia GT 525M

Ricardo Carlini Sperandio rcarlini em gmail.com
Terça Julho 24 14:53:57 BRT 2012

Em 23-07-2012 19:01, Welinaldo Lopes Nascimento escreveu:
> Olá Thays,
> Recomendo ler:
> http://doc.fug.com.br/handbook/current-stable.html

Algumas considerações sobre essa arquitetura de vídeo:

Recentemente comprei um notebook com essa mesma placa. Pelo que andei
lendo essa tecnologia "optimus" não foi portada pela nvidia para os
Unices. Tal tecnologia consiste, resumidamente, no compartilhamento do
framebuffer entre o IGP intel (nativo dos core ix da vida) e a gpu da
nvidia, ou seja, uma adaptação para compartilhar as mesmas saídas entre
as duas placas, a vantagem é que isso ocorre de forma dinâmica, podendo
inclusive escolher qual aplicação será processada por qual "placa".

Como a Nvdia não deu o suporte a esta tecnologia (um dos motivos do
chilique do Linus em uma palesta há alguns dias), não é tão trivial
utilizar isso com os Unices, eu por absoluta falta de tempo parti para o
que eu conheço, ou seja, optei por instalar o linux (archlinux) pois
nele há a possibilidade de utilização do Bublebee [1] que possibilita a
utilização da GPU da nvidia nos moldes do que acontece no windows (ie.
vc especifica antes de executar o programa: optimus meuapp3d ). Estou
apanhando um pouco no que diz respeito à gestão de energia, (em partes
por estar testando o systemd - o que não vem ao caso).

Pois bem, antes de apelar para o bublebee, andei lendo e vi que as
soluções (incluso o próprio bublebee) fazem uso da libvirtualgl [2] e da
libjpeg-turbo [3] e de um outro servidor X (virtualizado), ou seja, o
sistema roda normalmente no X rodando com o dispositivo intel, e as
aplicações específicas podem usar esse X virtual que é processado pela
gpu nvidia. Nesse caso, acredito que  *talvez*  de para adaptar esse
tutorial do Gentoo [4] para o FreeBSD, sendo possível dessa forma
utilizar, mesmo que "porcamente" a gpu nvidia.

[1] http://bumblebee-project.org/
[2] http://www.virtualgl.org/
[3] http://libjpeg-turbo.virtualgl.org/
[4] http://en.gentoo-wiki.com/wiki/X.Org/nVidia_Optimus