[FUG-BR] Samba e caracteres acentuados

Enio Marconcini eniorm em gmail.com
Terça Julho 24 14:56:23 BRT 2012

2012/7/24 Antônio Pessoa <atnpessoa em gmail.com>

> O chatset do seu sistema deve ser ISO8859-1, isso acaba ocasionando
> problemas com os arquivos gravados via samba com charset UTF-8. Por
> isso faço a mesma recomendação que o Paulo fez, mude o unix charset
> para ISO8859-1.
>
> --
> Atenciosamente,
>
> Antônio Pessoa

Caro Paulo, Adalberto e Antonio...
Obrigado pelos esclarecimentos, deu tudo certo!

Eis como ficou

smb.conf
    unix charset = iso-8859-1
    dos charset = iso-8859-1
    display charset = iso-8859-1

Ajustei o .cshrc do meu shell com as seguintes:
    setenv LANG pt_BR.ISO8859-1
    setenv MM_CHARSET pt_BR.ISO8859-1

nos testes deu tudo certo, crio um arquivo acentuado tanto via smb como
pelo shell, e aparece em ambos com os acentos corretos, só vou ter problema
com os arquivo antigos já criados acentuados que agora aparecem errados,
mas isso o jeito vai ser os usuários irem corrigindo com o tempo.

abraços