[FUG-BR] qmail - quase funcionando, só nao envia para fora

Leonardo Augusto lalinden em gmail.com
Segunda Julho 30 22:06:14 BRT 2012

> Pessoal,
>
> Após umas 20 e tantas horas seguidas de castigo, chicotadas e etc,
> instalei o qmail sem anti-spam(vai ser o proximo)
>
> Instalei o qmail com vpopmail(mysql) e etc.
>
> Criei 2 dominios virtuais e enviei email do gmail para la e as
> mensagens estao chegando certinho.
>
> O problema que nao estao saindo da queue, se envio um email de uma
> conta de um dominio virtual para outra
> conta no mesmo dominio, a msg chega, mas para fora nao.
>
> Tem umas 10 msgs na queus e nao saem, nos logs nao vi erro algum nem
> mensagem nenhuma.

> [...]

Descobri, comparando com o que fiz a 4 anos atraz, que esse por do
qmail eu ativei
no config o QMAILQUEUE_PATCH, e no que funcionava nao ativei.
Sera que pode ser isso ? Vi que pra usar o spamassasin e o clamav,
precisa desse path,
mas nao vou instalar isso agora.

Sera que isso implica no envio da mensagens para fora ?
Pois a queue ta cheia de mensagens. O recebimento de emails de fora
acontece normalmente.

O "run" do smtp esta como abaixo, ja tentei com e sem a linha da queue
no inicio e nao funciona.

root em mail:/var/qmail/supervise/qmail-smtpd # cat run
#!/bin/sh
QMAILQUEUE="/var/qmail/bin/qmail-queue" export QMAILQUEUE  # ja tentei
com e sem.
QMAILDUID=`id -u vpopmail`
NOFILESGID=`id -g vpopmail`
MAXSMTPD=`cat /var/qmail/control/concurrencyincoming`
LOCAL=`head -1 /var/qmail/control/me`
if [ -z "$QMAILDUID" -o -z "$NOFILESGID" -o -z "$MAXSMTPD" -o -z
"$LOCAL" ]; then
echo QMAILDUID, NOFILESGID, MAXSMTPD, or LOCAL is unset in
echo /var/qmail/supervise/qmail-smtpd/run
exit 1
fi
if [ ! -f /var/qmail/control/rcpthosts ]; then
echo "No /var/qmail/control/rcpthosts!"
echo "Refusing to start SMTP listener because it'll create an open relay"
exit 1
fi
exec /usr/local/bin/softlimit -m 40000000 \
/usr/local/bin/tcpserver -v -R -H -P -l "$LOCAL" -x /etc/tcp.smtp.cdb
-c "$MAXSMTPD" -u "$QMAILDUID" -g "$NOFILESGID" 0 smtp \
/usr/local/bin/rblsmtpd -b -r bl.spamcop.net -r list.dsbl.org  \
/var/qmail/bin/qmail-smtpd meuservidor.com.br
/usr/home/vpopmail/bin/vchkpw /usr/bin/true 2>&1

Alguém tem alguma idéia ?

[]´s