[FUG-BR] Fwd: zjails VNET and ZFS jails

vic vic em wa.pro.br
Segunda Junho 4 12:33:21 BRT 2012

Em 2012-06-04 11:54, Flávio Marcelo escreveu:
> Bom dia !
>
> Alguém ja testou o zjail ?
>
> To testando aqui e quando vou subir a jail dá a maquina reinicia :(
>

> Alguém passou ou esta passando pelo mesmo problema ?
>
> Abraço.
>
> 2012/5/29 Luiz Gustavo <luizgustavo em luizgustavo.pro.br>

Você quer dizer que o host reinicia?

Tente executar passo a passo a inicialização da jail para saber
exatamente aonde está o problema. Eu acredito que deva ser relacionado
ao vimage...

Eu tive alguns problemas com o vimage:

- Usar kernel com vimage e o virtualbox = crash. Testei com epair e com
netgraph[1]
- Pelo que estou testando no 9.0-RELEASE, um kernel com vimage ainda
pode dar crash quando de desativa uma jail pois geralmente se destrói as
interfaces epair e é justamente ao destruir essas interfaces que ocorre
o crash.

O que estou fazendo para evitar esses problemas é não usar virtualbox e
não destruir as interfaces epair criadas. Eu simplesmente dou um
ifconfig -vnet epairXb jail_name.

Eu também desativei o sctp na configuração do kernel e não estou usando
PF.

Outra nota é que eu não posso dar um /etc/rc.d/jail restart jail_name.
Se parar uma jail tenho que esperar uns 5 segundos para iniciá-la
novamente pois parece que o FreeBSD demora um pouco para remover o stack
de rede virtual para eu posso voltar a usá-lo. Isso é mais especulação
minha e não tive tempo de ir à fundo na questão.

[1]: http://druidbsd.sourceforge.net/vimage.shtml
--
vic
http://choppnerd.com