[FUG-BR] Otimização de Espaço em UFS2

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Quarta Junho 6 12:18:26 BRT 2012

Eu acredito que o problema principal seja o tamanho do cluster.. como
mencionado pelo Danilo.

Neste disco eu tenho muitas fotos... acredito que mais de 200GB dos 500GB
seja apenas de fotos... e a grande maioria é em baixa qualidade... então
arquivos de 16k até 50k.

Eu vou só verificar se o disco em HFS+ fica realmente com apenas 4K, se for
realmente isso, vou reformatar o disco de 500GB para usar clusters de 4k.

Eu não preciso de uma grande performance do disco mesmo... já que vou usar
ele pela rede wifi.

E vou evitar ocupar o disco inteiro tb... o que não couber eu vou realocar
para outros discos.

No Mac, eu utilizava um programa para realizar a desfragmentação do disco,
mas não creio que exista algo assim para o FreeBSD.

Bom, obrigado a todos pela ajuda.

Assim que eu tiver formatado, eu volto a reportar a diferença na alocação.

Abraço.

--
Rafael Henrique da Silva Faria