[FUG-BR] Comportamento incomum, Switch HP ProCurve e Servidor FreeBSD

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Domingo Junho 17 18:23:31 BRT 2012

Em 17/06/2012 14:06, Paulo Henrique BSD Brasil escreveu:
> [...]
>
> Postei em ambas as listas pois o problema pode ser tanto no switch da HP
> como no servidor FreeBSD.
>
> Venho acompanhando um comportamento pouco comum.
> Adquirimos a um alguns meses um switch Gigabit da HP, modelo Procurve
> 2910al muito bom, desde que liguei e configurei o mesmo na rede está até
> hoje em produção se qualquer anomalia que gere indisponibilidade de
> serviços, porem venho observando que um dos servidores FreeBSD muito
> raramente chega a passar mais que 100Mbits de trafego na porta, mesmo
> quando se está copiando arquivos na ordem de 93Gb.

Olá Paulo,

Vamos lá que ficou meio obscura a explicação  :)

> Observei que quando uma das estações que está comunicando-se com tal
> servidor e a placa de rede é 10/100 ele apresenta tal comportamento,
> quando todos os comunicantes com tal servidor é gigabit o comportamento
> não se repete.
>
> Seria comum tal comportamento da porta só trafegar em gigabit quando
> todos os participantes da comunicação ser gigabit e do contrario mesmo o
> enlace estar configurado para gigabit trafegar no maximo em 10/100.

Servidor FreeBSD - Interface Gigabit Ethernet ligada em uma porta
gigabit do switch.
Estação A - com interface 10/100 ligada no switch.
Estação B - com interface Gigabit ligada no switch.

Quando a estação A está ligada no switch o tráfego máximo saindo do
FreeBSD é 100Mbps mesmo que outra estação gigabit esteja transferindo do
FreeBSD pra ela?
Quando você retira a estação A da rede, o restante normaliza?
Seria isso? Porque se for isso acredito que esteja relacionado com o
switch. Mas sinceramente nunca vi algo assim em switch. Só via isso em
comunicação com modems onde a velocidade era regulada pela menor
velocidade entre os 2 modems.   :)