[FUG-BR] qmail

vic vic em wa.pro.br
Sexta Junho 29 11:59:33 BRT 2012

Em 2012-06-28 19:30, Leonardo Augusto escreveu:
> Sim,
> Mas pq nao migrei para o postfix?
> Pq nao achei um howto queme atenda, nao tenho tempo para fazer o que
> fiz
> com qmail:
>
> - apenas 1 ip,.virtual domains
> - maildir accounts
> - mysql para as contas
> - administracao via web like qmailadmin
> - imap ssl smtp auth pra relay
> - antispam
>
> Se achasse um tutorial, write and done, eu migrava ja. A quantidade
> de spam
> [...]

http://www.ijs.si/software/amavisd/#howto

Eu gosto do primeiro artigo[1], que é voltado para debian, mas é
perfeitamente adaptável para FreeBSD. Ele é a parte de anti-spam e no
seu caso falta a parte das caixas de correio e daí é só ver qualquer
tutorial do howtoforge.com sobre postfix + {my,pg}sql + dovecot +
postfixadmin.

Prefiro o dovecot tanto como autenticador sasl como gerenciar de
mailbox pois ele permite usar muitas (e todas ao mesmo tempo) base de
usuários, como usuário no próprio sistema, ldap, mysql, pgsql e arquivos
próprios. A parte de mailbox, ele ainda tem bom controle de recursos
computacionais e tem suporte à sieve e quota de forma simples.

[1]: http://www200.pair.com/mecham/spam/ (o primeiro link é para a
versão atual do artigo).

--
vic