[FUG-BR] Painel de Controle

Terça Março 6 11:24:39 BRT 2012

Em 06/03/2012, às 10:56, Luiz Gustavo escreveu:

> cpanel e plesk tem opções para freebsd. dê uma olhada.

Pessoalmente eu não aconselharia cpanel ou plesk, principalmente o primeiro. Eles não são integrados ao sistema hospedeiro, ao contrário fazem uma bela bagunça, customizam demais e desnecessariamente as instalações, saindo de qualquer bom senso organizacional. O que significa que quando der problema, dar suporte, corrigir ou extender funcionalidades será um desafio desnecessariamente chato. De preferencia a opções que respeitem mais o sistema base.

ISPConfig3, Virtualmin, VHCS pode ser que te atenda, de forma um pouco melhor; outras opções:

http://wiki.debian.org/HostingControlPanels
http://masmuh.student.umm.ac.id/10-free-cpanel-alternatives.aspx

O mais importante é separar um tempo e testar eles, em uma boa parcela de perfis as q eu mencionei podem atender mas não sei exatamente suas necessidades então teste :-)

No final, alguma customização nesses sistemas vai valer mais a pena do que se descabelar pra manter um cpanel :P

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800