[FUG-BR] ALTQ e tap

Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Quarta Março 21 18:02:55 BRT 2012

Em 21/3/2012 08:29, joao jamaicabsd escreveu:
> Não entendi sua resposta, mas mesmo assim obrigado.
>
> Eu tenho a VPN rodando sem problemas, ela é uma tap, mas agora preciso
> fazer um altq na interface, mas pelo que estou vendo a tap nao suporta
> altq, isso procede mesmo, ou alguém já fez vpn(openvpn) na tap com altq?
> Obrigado

Pelo que me recordo, creio que o PF tem suporte a filtragem sobre
interfaces do tipo tun, no caso é as criadas por conexões com VPN sobre
OpenVPN e PPP.
Por isso a sugestão,
A mesma não se aplica no caso de:
- VPN em modo bridge,
- VPN cujo a extremidade seja estações Windows que possui ( não sei
quando ao OpenVPN 2.x se o mesmo já implementa a interface tun sobre
ambiente microsoft.

Fica a sugestão, outra alternativa é a utilização do dummynet em
conjunto com o IPFW e o algoritmo WF2Q ou mesmo HSFC ( mais indicado
para ambientes com VoIP ).

Att.

"Quando a Morte decide contar uma historia,
A melhor ação que possa fazer é ouvi-la,
e torcer por não ser a sua própria a tal história."

Flames > /dev/null ( by Irado !! ).
RIP Irado!

Paulo Henrique.
Analista de Sistemas / Programador