[FUG-BR] Gravar vídeo da tela no X

Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) cartoleba em gmail.com
Sexta Março 30 22:29:10 BRT 2012

Show Otacílio!!!!!!!!!

Pra gravar o áudio é só acrescentar

-f oss -i /dev/dsp

antes do outro -f que define o perfil de gravação do vídeo. É dar uma
olhada no man do ffmpeg e ver o que é cada coisa.

O comando com o áudio:

ffmpeg -f oss -i /dev/dsp -f x11grab -s `xdpyinfo | grep 'dimensions:'|awk
'{print $2}'` -r 40 -i :0.0 -sameq meuVideo.avi

Confiram se o volume do microfone está ok, pois aqui estava zerado.
Verifique com um comando "mixer".

> mixer
Mixer vol      is currently set to 100:100
Mixer pcm      is currently set to 100:100
Mixer line     is currently set to 100:100
Mixer mic      is currently set to 0:0
Mixer cd       is currently set to 100:100
Mixer rec      is currently set to 100:100
Mixer igain    is currently set to 100:100
Mixer ogain    is currently set to  50:50
Mixer monitor  is currently set to  75:75

e acerte com

> mixer mic 100

ou o volume que quiser.

Se alguém ainda quiser gravar apenas um trecho da tela, como no meu caso, é
só trocar o parâmetro do "-s". No caso do exemplo dado o -s recebe o
resultado de um conjunto de comandos que pega a resolução da tela.

Dá pra mudar o tamanho do -s para a resolução que quiser, mas não dá pra
descolar do canto superior direito. Na verdade consegui descolar do
esquerdo, mas não de cima, com "-i :0.0+100" e tentei outras coisas. Acho
que o mais prático pra gravar uma região é reduzir com -s as margens
direita e inferior e com -cropleft e -croptop as esquerda e superior
respectivamente. Testei aqui e deu erro direto... :( só se eu cortar depois
com mencoder, mas queria algo mais direto. Enfim, é só colar o que quiser
gravar no canto.

Experimentei mudar os frames por segundo, mas ficou sem sincronia do áudio
e vídeo, então mantive os 40.

Abs, brigadão!!!! Agora vou produzir tutoriais adoidado! rs rs rs

Carlos E G Carvalho (Cartola)
http://cartola.org/360