[FUG-BR] Gravar vídeo da tela no X

Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) cartoleba em gmail.com
Sábado Março 31 07:56:21 BRT 2012

Opa, valeu Cleyton, mas funcionou mesmo se definir o audio sampling? Talvez
tenha sido coincidência, como o meu caso aqui, em que simplesmente com
40fps ficou síncronizado. Pra garantir talvez seja bom fazer o "-ar 48000"
além do "-async 480", pois o camarada lá diz que a opção sincronizará se a
frequência de áudio for 48000 e no man do ffmpeg diz que o default é 44100.

Como meu objetivo não é alta qualidade, prefiro diminuir o tamanho do
vídeo, fiz um teste aqui e ficou ótimo, tudo sincronizado com o vídeo em 24
frames por segundo

-r 24

fazendo audio sampling a 44100 e sincronizando com 441

-async 441 -ar 44100

comando final:

ffmpeg -f oss -async 441 -ar 44100 -i /dev/dsp -f x11grab -s 800x600 -r 24
-i :0.0 -sameq meuVideo.avi

Vejam que gravei um trecho de 800x600 da tela pra também diminuir a
resolução. Se quiser gravar para internet é só alterar a extensão para flv
e pode diminuir outras coisas para ficar pequeno e atender bandas menores.
Em geral o youtube já faz essa conversão pra você. Outros hospedeiros
também, então não é uma coisa pra se preocupar muito.

De qualquer forma eu costumo usar o próprio ffpmeg pra essa conversão e uso
os parâmetros:

-ar 44100 -r 24000/1001 -b 2000k

Esses 2000k já não são muito pouco. Antes eu usava menos, talvez uns 1000
ou 1500. É o bitrate do vídeo, que vai influenciar muito no tamanho final e
na qualidade (tudo tem um preço). Pra usar isso tem que tirar o -sameq eu
acho, pois essa opção tenta manter a qualidade do vídeo de entrada.

Abs,

Carlos E G Carvalho (Cartola)
http://cartola.org/360