[FUG-BR] Compatibilidade de hardware

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Sábado Março 31 18:09:27 BRT 2012

Em 31/03/2012 17:19, Paulo Henrique escreveu:
> Cuidado com se apegar apenas a chipsets, o chipset pode ser compativel
> porem uma subsistema da mobo pode não ser, ou ter um suporte limitado.
> Cheque não apenas o chipset Northbridge mais todos os controladores se não
> quer ter dores de cabeça.

Com certeza Paulo quando citei os chipsets quis dizer de todos não só da
motherboard.
E mesmo assim as vezes coisas obscuras podem acontecer.
Eu procuraria também no google se alguém reclamou de algo nesses
equipamentos quando se tratando de FreeBSD.

Eu passei por um problema um tempo atrás com a motherboard Intel
S5500BC. Uma coisa muito estranha que no fim o problema sumiu quando
mudei o servidor para um ambiente com aterramento 100% e nobreak de
porte correto para o tamanho do NOC.
Acontecia o seguinte: esse servidor com um Linux ficava de boa durante
dias sem re-iniciar. Quando colocamos na época um FreeBSD 8.2 STABLE do
nada a máquina desligava e ligava dando uns apitos sonoros como se
tivesse tido uma falha de energia. Tentamos de tudo em configuração da
BIOS e até atualizamos o firmware e nada. Com Linux ficava de boa mas
quando jogava o FreeBSD dava pau. Não me conformava com isso.
Aí resolvi jogar o equipamento para a outra rede elétrica que já estava
muito bem aterrada e estabilizada e pronto o problema sumiu. Agora o que
poderia estar afetando o FreeBSD e não o Linux na outra rede, não
descobri até hoje.  :(

Problemas de reboot também em outros FreeBSD onde eu passava o teste de
memória e não acusava nada de erro. Nessas eu falei pra mim mesmo: isso
é memória e troquei mesmo assim e resolveu o problema. Dava uns
segfaults estranhos.

O FreeBSD é muito estável, muito mesmo. Quando vem uma instabilidade no
sistema pode ter certeza que tem algo de podre no Reino. rsrsrsr  Só
peguei 1 caso até hoje que o problema havia sido uma atualização que fiz
do sistema e que corrigi fazendo uma nova atualização.  ;)