[FUG-BR] CUPS + HPLIP + HP Colorlaser Jet 1215

Marcel Bonnet marcelbonnet em gmail.com
Sábado Maio 5 23:31:42 BRT 2012

2012/5/3 Nilton Jose Rizzo <rizzo em i805.com.br>

> Para constar nos autos da lista (rsrsrs)
>
>    tentei com o programa foo2hp (foo2zjs)[1] e a impressora funcionou
>  apenas em modo monocromático, uma vez que na própria documentação alerta
>  para um problema do GS (GhostScript) com o foo2zjs no modo colorido.
>
>    Porém tenho um problema, mesmo desativando o modulo ulpt no kernel
> (comentando a linha device ulpt) o driver é carregado na hora em que a
> impressora é conectada ao barramento USB.  Se o hplip não funciona com
> esse driver instalado, como fazer isso??? não achei em lugar algum essa
> [...]
Ahá: me quebrei com isso também, no começo do ano. Mas aprendi algo que não
tinha explorado (e tb não estudei mais):

O arquivo /etc/devd.conf é o cara que pode resolver esse problema. Não
adianta tirar do kernel, não adianta kldunload.
Faça um teste: identifique o vendor e product id da tua impressora e
substitua nas linhas abaixo e adicione a entrada no devd.conf
A ideia é ver se ele fez o "action" : criar um arquivo vazio no /tmp pra
sinalizar q o teste começou bem.
Se você estudar mais (eu não fiz isso) provavelmente verá que pode colocar
entradas attach e dettach, ou seja: ações que o sistema fará ao plugar e
desplugar aquele hardware específico (mapeado pelas ids). Com isso, creio
que o ulpt não suba mais sozinho.
Eu não lembro mais onde parei com tudo isso, lembro de ter instalado o
hplip mas a única coisa que funcionou foi o scanner da minha
multifuncional. imprimir que é bom, nada.
# TESTE
/*
attach 0 {
  device-name "ugen[0-9].[0-9]";
  match "vendor" "0x0951";
  match "product" "0x1603";
   action "touch /tmp/testedevd";
#action "kldunload ulpt";
};
*/

Infelizmete faz 5 meses que mexi no hplip pela primeira vez no FreeBSD, e
última também, então não sei mais como ajudar.

--
Marcel Bonnet
"No princípio era o caos... e no meio também."