[FUG-BR] rrdtool 1.4.7 com problemas na instalação

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Sexta Maio 11 22:12:52 BRT 2012

Em 11/05/2012 17:33, Luiz Gustavo escreveu:

> Olá !
>
> Se você tiver o portmaster instalado (senão, recomendo:
> ports-mgmt/portmaster)
>
> Rode um comando assim:
>
> # portmaster -d -Rf databases/rrdtool
>
> Dessa forma ele vai reinstalar todas as dependências do rrdtool, assim
> como o proprio rrdtool, então se tiver alguma dependência com problema,
> ele provavelmente vai consertar.
>
> Abraços

Opa Guga não adiantou não. Também já tinha feito o seguinte:

- portsnap fetch update
- csup do 9.0 stable
- make buildworld e kernel
- make installkernel e world
- merdamaster ops mergemaster rsrsrsrs
- make delete-old
- make delete-old-libs
- portmaster -a -f

e mesmo assim quando chega no rrdtool dá pau. Só funciona se faço
manualmente o ./configure e make

Cheguei agora em casa e vou começar à procurar novamente.
O que reparei de diferente no servidor com problema e nos outros que
funcionaram foi o seguinte:
No servidor com problema o make install teima em testar uma lib com
"-ldl"  e isso falha. Pelo que vi nos outros que estão funcionando essa
lib não é checada. Já procurei em tudo quanto e canto e ainda não achei
como desabilitar isso rsrsrs

No config.log nos trechos que dá problema reparei isso:

configure:26647: checking for xmlParseFile in -lxml2
configure:26682: cc -o conftest -O2 -pipe -fno-strict-aliasing
-D_GNU_SOURCE -fno-strict-aliasing -Wall -std=gnu99 -pedantic -Wundef
-Wshadow -Wpointer-arith -Wcast-align -Wmissing-prototypes
-Wmissing-declarations -Wnested-externs -Winline -Wold-style-definition
-W  -fPIC -DPIC -I/usr/local/include -I/usr/local/include/freetype2
-D_THREAD_SAFE -I/usr/include/libxml2  -L/usr/local/lib conftest.c
-lxml2  -lm  -ldbi -ldl >&5
conftest.c:105:1: warning: "TIME_T_IS_64BIT" redefined
conftest.c:103:1: warning: this is the location of the previous definition
conftest.c: In function 'main':
conftest.c:118: warning: old-style function definition
/usr/bin/ld: cannot find -ldl
configure:26689: $? = 1
configure: failed program was:

Reparem que o ld não acha essa lib dl. Alguém sabe que lib é essa?

Abração