[FUG-BR] FreeBSD 10 vai substituir o GCC pelo Clang

Otacílio otacilio.neto em bsd.com.br
Quarta Maio 16 12:38:49 BRT 2012

On 16/05/2012 08:31, Renato Botelho wrote:
> [...]
>>> 316601 em sip.freebsdbrasil.com.br

> [...]
> demonstram certa preocupação sobre a GPLv3, e essa preocupação tem
> sentido. Principalmente as relacionadas ao "anti-tivoization", que proíbe
> a implementação de mecanismos para restringir o usuário final de usar
> uma versão modificada de software licenciado em produtos finais."
>
> Algumas informações sobre tivoization podem ser lidas em [1].
>
> O FreeBSD sempre teve como principal foco o reuso comercial, a GPLv3
> ameaçava esse foco, assim como ameaçou a Apple. Então a apple colocou
> grana no llmv/clang e o desenvolvimento dele acelerou.

Ahhhhh, dinheiro, o motor do universo. Até Jesus Cristo quando esteve
aqui reconheceu o poder do dinheiro quando disse que a única coisa que
poderia rivalizar com ele aqui era o dinheiro:

"Mt 6: 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a
um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não
podeis servir a Deus e às riquezas(ou : a mamon)."

Tem males que vem para bem. GCC na GPL3 fez a Apple por para fora um
pouco de mamon para o clang.