[FUG-BR] Dump de uma máquina para outra com versão mais nova do Free

Quinta Maio 17 00:18:08 BRT 2012

Em 16 de maio de 2012 22:33, Marcelo Gondim <gondim em bsdinfo.com.br>escreveu:

> uma outra com hardware melhor. Pensei em instalar um free-8.3 e fazer um
> dump para essa máquina,alguém já fez algo parecido e pode dizer se
> funcionou,se teve que alterar muita coisa?É uma máquina crítica e tá dando
> problema de hardware.

> Não uso o dump porque sempre usei o tar para os meus backups, desde da
> época do SCO Unix. rsrsrs Eu faria assim no caso de não correr riscos:
>
> 1) Faria um tar completo do sistema atual.
> 2) Jogaria esse sistema em outra máquina e atualizaria até chegar na
> versão 8.3.
> [...]

Se minha inutil sugestão for lhe ajudar em algo, considere.

A unica coisa que conheço em uma maquina que consegue dar pau sem travar
definitivamente um servidor é HD.
Se seu problema for HD, pega uma maquina ( não é a nova, use outra ) roda o
dump ou o tar como sugerido e coloca nessa maquina deixa o ambiente de
produção rodando sem possibilidades tangiveis de problemas
Posteriormente refaça todo o servidor do zero sobre o 8.3 ou mesmo sobre o
9.0 na maquina nova e só migre os dados.

Em resumo;
Primeiro deixa o ambiente de produção rodar corretamente sem sustos,
acredite migração de serviços sempre tem sustos.
Segundo sobre o servidor novo, refacha-o,  inclusive reanalisando cada
daemon, estrutura de discos, sistemas de arquivos, no 7 por exemplo o ZFS
estava ainda era recente,  hoje ele pode estar na raiz do sistema o que lhe
dará um sistema de arquivo mais robusto.

Você não descriminou a função do servidor, quais os serviços contudo há
muitas coisas que mudaram do 7 até o atual e novo 9, são duas major release
e pelo menos se considerar 7.0 Release 7 menor release.

Opnião minha: desconsidero a possibilidade de atualização de servidor entre
major release ( problemas serios entre o 6.3 e 7.0  me deixou arisco quanto
a isso ), atualização somente sobre menor release ( a mudanças são poucas )

Analise a inutil dica se ajudar não foi tão inutil, se não servir para nada
ignore.

Flamers > /dev/null.

--
:=)><(=: