[FUG-BR] Acesso ao disco em vmware

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Sexta Maio 18 17:01:55 BRT 2012

2012/5/18 Ari Arantes Filho <ari em dd.com.br>

> 1) sempre rodo o tar xzf ports.tar.gz e depois rm -rf ports, ou seja,
> libero o espaço e teoricamente o vmware não precisará aumentar
> novamente

Eu posso estar errado, os mais experientes neste caso que me corrijam, mas
o UFS2 em uso no caso do FreeBSD não faz isso que você está imaginando.

Quando você descompacta a primeira vez o ports.tar.gz, o UFS2 vai alocar o
espaço para o mesmo. E quando você apaga o mesmo, apesar do espaço ficar
"livre", o UFS2 não apaga o conteũdo do disco. E uma nova gravação, não irá
utilizar o espaço liberado, mas sim um espaço livre "virgem". O espaço
liberado somente será utilizando quando o disco não tiver mais espaços
livres.

Ao utilizar recursos como este em HDs reais, o file system tem uma melhora
de performance, pois não precisa ficar apagando o disco... ele vai usando
espaços livres até que realmente seja necessário uma limpeza do file system
por ter acabado o espaço livre.

Ultimamente percebi que após algum tempo, algumas horas, o espaço acaba
sendo liberado para uso... então acredito que tenha sido feita uma
alteração para algum processo de varredura ir liberando o espaço de tempo
em tempo.. mas isso não é em tempo real.

Um exemplo prático disso:

- esgote o espaço em disco com arquivos grandes.
- apague um dos arquivos grandes.
- o espaço não será liberado imediatamente... o disco vai continuar
reclamando que não tem espaço livre o suficiente.

Normalmente isso não apresenta grandes problemas... pois um bom
administrador nunca irá deixar esgotar o espaço em disco.

Porém, no caso do thinprovisioning isso é um problema. Pois a cada nova
gravação ele vai precisar requisitar do HOST um novo espaço em disco. O que
acaba ficando lendo.

Eu sinceramente evito usar thinprovisioning em servidores de virtualização,
tanto por causa deste problema, quanto pelo efeito surpresa, de você alocar
10 HDs de 1TB em um volume de 7TB, e acontecer de os 10 HDs precisaram usar
os 1TB oferecidos para o mesmo. Claro que é um exemplo, na prática teremos
40 máquinas com HDs de tamanhos variados, que se tornará difícil ficar
acompanhando o crescimento, e o tamanho configurado para cada uma no
momento da crianção da máquina.

--
Rafael Henrique da Silva Faria