[FUG-BR] Código fonte infectado no FreeBSD

Juano Brozz juanobrozz em gmail.com
Domingo Maio 20 17:59:28 BRT 2012

Em 19 de maio de 2012 18:28, Otacílio <otacilio.neto em bsd.com.br> escreveu:

> fonte
> diretamente

> no
> malicioso.

> Quando um pacote é adicionado no ports ele também contém o hash. Se
> alguém invadir o desenvolvedor do pacote quando ele for baixado pelo
> ports o mesmo vai se recusar a instalar por causa da mudança do hash.
> Para o software contaminar o BSD o mantenedor do port deveria calcular o
> hash já com o port com código malicioso.

Otacilio, se entendi bem, isso funciona, mas apenas com um ataque após o
desenvolvedor do pacote ter finalizado o desenvolvimento e liberado o
pacote.

Mas imagine que durante o desenvolvimento da nova versão do pacote, um
trojan ou um invasor adicione código malicioso em alguma classe do fonte do
software. Dificilmente o desenvolvedor dono do pacote saberá, e acabará
liberando o pacote com a brecha, o hash será criado com a brecha, pois o
desenvolvedor não suspeita de nada.

Se o hacker colocou a ativação da brecha numa data futura específica, os
responsáveis pelo FreeBSD dificilmente pegarão ela nos testes, pois durante
os testes nada de anormal acontecerá.

Além disso, não deve ser muito difícil de um hacker com más intenções, com
pleno conhecimento de FreeBSD, ganhe a confiança do time de desenvolvimento
do FreeBSD e torne-se parte do time. Alguém conhece o procedimento para
fazer parte do time de desenvolvimento? Alguém aqui faz parte?