[FUG-BR] Filesystem distribuido

Luiz Gustavo luizgustavo em mundounix.com.br
Terça Maio 22 09:28:52 BRT 2012

On Tuesday 22 May 2012 00:18:33 Renato Sousa wrote:
> Boa noite galera da lista,
>
> Alguem da lista já implementou algum filesystem distribuído no
> FreeBSD?  Pode me indicar alguma documentação sobre o assunto ?
> A ídeia é que o 2 ou mais servers (em localidades diferentes) tenham
> seus FS em sincronia, de forma que se um arquivo é incluido/excluido
> em um dos servers essa alteração seja propagada para os outros.
> Sei que posso resolver com rsync, mas gostaria de saber outras opções.

Vamos lá Renato !, temos várias opções:

Vamos ao que nosso ports do FreeBSD oferece:

MogileFS = http://danga.com/mogilefs/
(sysutils/p5-MogileFS-Server)

Escrito em perl, é um sistema muito bom, mesmo que seja em perl ele é muito
estavel e robusto, tem muitas features e a api dele é bem completa, trabalha
numa camada entre aplicação e SO (usa fusefs). *Recomendo

MooseFS = http://www.moosefs.org/
(sysutils/moosefs-chunkserver)

Escrito em python, é outro sistema multiplataforma muito bom, tem várias
features, muito parecido com o mogilefs, * também recomendo

Outras opções:

OpenAFS = http://www.openafs.org

Robusto, mas antigo com poucos recursos.

LustreFS (Oracle) = http://www.lustre.org

Muito bom, funciona no que se propoe, em nuvem mas só funciona em Linux.

GlusterFS = http://www.gluster.org/
(funciona em FreeBSD)

É um framework muito bom também para Filesystem em Nuvem, multiplataforma, com
varias features, tem cliente até pra windows. *Recomendo

Xtreemfs = http://www.xtreemfs.org/

Não cheguei a testar, mas pela documentação, parece ser bastante interessante,
também não via a viabilidade, mas pelo o site só funciona em Linux.

Fica a dica !!!!

O lance é fazer lab e ver o que se adapta melhor ao seu ambiente

--
---
Luiz Gustavo Costa (Powered by BSD)