[FUG-BR] Sempre manter processos com baixa prioridade pelo nome

Juano Brozz juanobrozz em gmail.com
Quarta Maio 23 13:51:04 BRT 2012

Olá pessoal,

Uso o FreeBSD num desktop para desenvolvimento Java. Gostaria que sempre
que processos com nome "java" fossem carregados, automaticamente ficassem
com "nice" de 20, pois provavelmente será a IDE eclipse que estará rodando,
um run que dou em alguma app que estou desenvolvendo, ou builds, e gostaria
de dar muito mais prioridade a processos que tenham o nome "java". Gostaria
de fazer o contrário com processos com nome "Chromium", queria dar renice
-15 para todos os processos chromium, pois sempre mantenho muitas abas do
Chromium abertas durante o uso do PC, e parece que cada aba é um processo,
por isso queria deixar o Chromium com baixa prioridade.

Não tenho como simplesmente iniciar o Chromium com um nice -15 na frente,
pois é o próprio chromium que cria os processos para cada aba.

Me veio à mente uma maneira: Criar um script shell com um loop infinito, e
dentro do loop um sleep de 1 minuto, que ficando dando esse comando [renice
20 `pgrep java`] a cada minuto. Eu chamaria esse script no boot do FreeBSD
usando o & para ele ficar em background pra sempre.

Essa é a forma mais elegante, e que consome menos recursos? Como vocês,
profissionais, fariam isso?