[FUG-BR] Processo do amavis travando em 100% [RESOLVIDO]

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Sábado Maio 26 08:57:34 BRT 2012

Em 24/05/2012 08:19, Marcelo Gondim escreveu:
> Bom dia pessoal,
>
> Tem ocorrido pela manhã um travamento de todo o envio de mensagens.
> Fazendo as checagens descobri que o motivo do travamento é o amavis
> travar o processo dele em 100% e só sai dando um kill nos processos do
> amavis e iniciando ele novamente. Estou desconfiado que possa ser algum
> e-mail que esteja causando isso. Provavelmente algum spam. Estou
> procurando nos logs aqui  e achar o infeliz. Alguém passou recentemente
> por isso?
> Outra coisa que não deveria ser mas sabe-se lá: coincidentemente as
> [...]
Olá pessoal,

Só para encerremos essa thread aqui. Fiz 2 coisas e parece que resolveu
o problema. O problema ocorria sempre pela manhã e uma vez no dia.

1ª zerei o diretório /var/amavis/.spamassassin

-rw-------  1 vscan  vscan  -         36 May 24 11:16 bayes.mutex
-rw-------  1 vscan  vscan  -      92472 May 24 11:16 bayes_journal
-rw-------  1 vscan  vscan  -   81428480 May 24 11:16 bayes_seen
-rw-------  1 vscan  vscan  - 1184448512 May 24 11:16 bayes_toks

O bayes_toks estava com 1Gb. Após isso senti uma melhora até na
performance no envio e recebimento de e-mails.
Esse post [1] também me deu uma luz.

2º Outra coisa que fiz mas não tenho certeza que poderia ser o
problema... Descobri nos logs que estava dando erros no roundcube em
algumas ocasiões porque faltava uma tabela na base de dados dele.
Percebi que quando atualizei de versão não fiz a checagem habitual e
precisava atualizar umas coisas na base e uma delas era a criação dessa
tabela.
Agora o roundcube não dá mais erros no log.

[1] http://www.pingle.org/2011/02/10/rapidly-growing-bayes_toks