[FUG-BR] Concentrador PPPoE

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Domingo Novembro 4 19:37:12 BRST 2012

Em 04/11/12 17:23, mail gter escreveu:
> Boa tarde,
>
> Alguém utiliza freebsd como concentrador PPPoE ?
>
> Em nossa rede utilizamos Mikrotik, mas em virtude das limitações de
> hardware das routerboards estamos estudando alternativas.
>
> A ideia de rodar mikrotik sobre sobre x86 não me agrada muito. Há certas
> incompatibilidades de hardware e há também o fato de não ser possível
> "tunar" o sistema ou realizar ajustes mais específicos. O sistema de certa
> forma é inflexível.
>
> Em um rápida pesquisa encontrei um único daemon, chamado pppoed, cuja
> última atualização foi em 2002.

> [...]
Atualmente todos os nossos servidores são FreeBSD, desde o router de
borda BGP, Firewalls, até servidores de DNS, HTTP e SMTP. Não trocamos
ainda os servidores Mikrotik (routeros) que temos pois só fazem o
trabalho de concentrador PPPoE. Nesse caso temos cada máquina Intel Xeon
atendendo em torno de 1400 clientes simultâneos no PPPoE. O problema do
routeros não é o hardware em si mas as instabilidades que ocorrem as
vezes com ele.
Um exemplo que estou sofrendo com o pessoal lá da Mikrotik:

Nas versões x86 5.18, 5.19, 5.20 e 5.21 depois de alguns dias em
funcionamento ocorre um problema no routeros que não se consegue dar
mais ssh para ele e entrando pelo winbox não se consegue nem abrir um
"new terminal". O pessoal do desenvolvimento da Mikrotik já entrou no
meu concentrador, identificou o problema mas ainda não descobriu a
causa. Pediram para eu checar se pela serial o problema ocorre mas como
estou sem um cabo serial para testes, estou tentando conseguir um aqui.
Bem, o fato é que a cada nova versão percebo que alguns bugs saem e
outros entram mais agressivos.

A versão 5.17 não ocorre esse problema que relatei mas em compensação
vira e mexe o routeros trava do nada, tipo depois de quase 1 mês de uso
ou pouco mais. Não trava só em uma máquina mas em todas as cidades que
atendemos, com hardwares diferentes.

Voltando para o mundo FreeBSD existe o mpd que faz muitas coisas
inclusive cliente e server PPPoE. Se existisse hoje um sistema de fácil
gerenciamento como o RouterOS com a base FreeBSD eu ficaria muito feliz
em testar com certeza.  :D

Se souber também me avise.  :D

Abração,
Gondim