[FUG-BR] Concentrador PPPoE

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Segunda Novembro 5 09:16:03 BRST 2012

2012/11/4 mail gter <mail.gter em gmail.com>:
> Boa tarde,
>
> Alguém utiliza freebsd como concentrador PPPoE ?
>
> Em nossa rede utilizamos Mikrotik, mas em virtude das limitações de
> hardware das routerboards estamos estudando alternativas.
>
> A ideia de rodar mikrotik sobre sobre x86 não me agrada muito. Há certas
> incompatibilidades de hardware e há também o fato de não ser possível
> "tunar" o sistema ou realizar ajustes mais específicos. O sistema de certa
> forma é inflexível.
>
> Em um rápida pesquisa encontrei um único daemon, chamado pppoed, cuja
> última atualização foi em 2002.

O pppoed(8) roda sobre o ppp(8) que, por sua vez, roda no userland e
precisa executar um processo para cada conexão ativa, isso consome
muita memória em ambientes com muitas conexões.

Já o mpd implementa isso no kernel e com um overhead muito menor para
cada conexão.

Se você procurar nas listas oficiais você vai achar gente falando de
concentradores baseados em MPD e FreeBSD gerando 500Mb/s de trafego.

Se você não precisa ou pode conviver sem um Winbox da vida para
gerencia, como foi comentado aqui, pode ir tranquilo com essa solução.

Att.,
Luiz