[FUG-BR] Concentrador PPPoE

Frederico Terra Boechat fboechat em gmail.com
Segunda Novembro 5 10:46:00 BRST 2012

Meu primeiro contato com Mikrotik foi há muiot tempo, foi em 2003.

Na época a licença para uso era só pra se utilizar wireless. Eu tinha um Pentium 166 (maquinão na epoca) e precisava montar um roteador pra rede toda mas precisava que o suporte técnico pudesse liberar ou bloquear acesso pelo firewall.

Caí na asneira de tirar um BSD, que estava rodando redondo, e por um Mikrotik nessa mesma máquina.

10 minutos depois e a máquina sentou, 100% de CPU. Daí já vi que a performance pra determinados usos é falha, acredito até que tenham uma performance razoável para dispositivos embedded mas pra PC nao tem tuning algum, essa é uma grane falha desses caras. Querer fazer o mesmo tuning pra ARM e pra Intel.

É o que parece que eles fizeram.

Sobre o wireless, eles usam TDM no protocolo deles. Realmente foi bem implementado, funciona bem. Acho que essa é a proposta real dos caras, dispositivos wireless.

Frederico Boechat