[FUG-BR] FreeBSD desaparecendo com um núcleo na CPU

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Sexta Novembro 9 08:29:16 BRST 2012

Caríssimos

Incialmente, desculpe-me o subject estranho deste email: escolhi-o para
chamar a atenção porque o caso é realmente muito estranho.

Há tempos (mais de 1 ano) tenho rodado o FreeBSD/amd64 (iniciei com o 8.0 e
agora estou no 8.3) em uma máquina com placa-mãe Asus M4a88t-v evo/usb3 e
processador amd 1075t-6x sem qualquer problema ou ocorrênciaa estranha. Há
pouco mais de um mês, notei que a máquina travava (teclado, mouse ou
placa-rede estavam totalmente paralizados), todas as quartas-feiras, pela
manhã. Eu sei, estranho é (será que inventaram o virus quarta-feira 11, o
sucessor do sexta-feira 13 para sistemas unix :-)?. No início, eu achei que
pudesse ser a faxineira (que todas as quartas-feira limpa a sala, no
período da manhã), daí resolvi deixar a máquina desligada de terça à noite
até o momento da faxina acabar. De nada adiantou, e o micro congelava o
video e não aceitava mais comandos. Troquei então a placa de video (que
geralmente é a culpada quando a tela congela), e de nada adiantou.
O mais estranho é que, de uns tempos para cá (não sei precisar a data), o
top mostrava processamento nos núcleos de 0 a 4 (=5 núcleos, quando antes
funcionavam 6). Ativando o corre unlocker na bios, notei que "5 cores are
actived" (ou seja, o sexto núcleo está desligado).
A minha suspeita é que o processador ou a placa-mãe (ou ambos) estejam
danificados, porém, eu gostaria de ouvir a opinião dos caríssimos para
saber:

1) Há algum software que me permita checar o funcionamento correto da
placa-mãe e do processador? Eu tenho usado o mbmon para monitar as
temperaturas e tensões do processador e placa-mãe, e parece estar tudo
normal.

2) O passo seguinte é substitur a(s) peça(s), mas temo que instalar um
processador novo (no mercado, agora, só há cpus com 4 núcleos para o socket
AM3) em uma placa-mãe avariada possa danificar o novo processador e não
resolver o problema.

3) Ao que tudo indica, as memórias estão em bom estado (estado do Paraná
:-)), porque não ocorreram falhas de core dump (que, suponho eu, sejam o
principal sintoma deste tipo de problema). Porém, não tenho certeza disto
porque a ausênciaa de core dumps é baseada em uma suposição de alguém que
não tem formação na área de informática ou eletrônica, e gostaria de ouvir
a opinião de pessoas mais habilitadas que eu neste assunto.

Agradeço a atenção

Eduardo

Eduardo Lemos de Sa
Associated Professor Level 3
Dep. Quimica da Universidade Federal do Paraná
fone: +55(41)3361-3300
fax:   +55(41)3361-3186
Voip Number call to (41) 33613600 (listen to the message and type 10531185)