[FUG-BR] Monitorar o uso da CPU com o MRTG

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Sexta Novembro 9 12:16:15 BRST 2012

2012/11/9 Luiz Gustavo Costa <luizgustavo em luizgustavo.pro.br>:
> Ai que tá... via sysctl tem que fazer uns calculos doidos lá para gerar
> a porcentagem de cpu (só se tiver um template pronto pra isso). Nativo
> não tem.
>
> via snmp também não é possivel com net-snmp normal, você só podera
> encontrar no pacote net-mgmt/bsnmp-ucd em complemento ao bsnmp nativo do
> freebsd.

Eu faço isso com o bsnmpd padrão...

no /etc/snmpd.config eu preencho o 'location' e 'contact', adiciono
uma community no 'read' e comento o 'write' (no meu caso só faço o
monitoramento...).

Depois descomento a seguinte linha:

begemotSnmpdModulePath."hostres" = "/usr/lib/snmp_hostres.so"

Adiciono no /etc/rc.conf: bsnmpd_enable="YES"

E pronto.

No Cacti, você edita o device, vai em "Associated Data Queries" e
adiciona o "SNMP - Get Processor Information" e "SNMP - Get Mounted
Partitions" e já pode criar os gráficos.

Com isso você gera gráficos de CPU, Memória, SWAP, espaço em disco e outros.

E isso sem instalar nada no FreeBSD. Thanks to bsnmpd !

[]'s
Luiz