[FUG-BR] Nilton Novato

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Segunda Novembro 19 21:30:42 BRST 2012

Em 19/11/12 20:45, Jose Nilton escreveu:
> Boa noite a todos.
>
> Meu nome é Nilton sou Linux Fan, Programador Perl e agora estou nesse mundo
> fascinante nesse novo mundo BSD.
>
> Estou estudando o BSD para construir um Firewall like (PFSenSe), com
> interface Web com Perl, com o Framework Mojolicious, muitos Ajax e Rest
> para interface dinamica.
>
> O caminho é longo, mas eu estou ai na batalha estudando muito para tirar do
> papel esse projeto.
>

> Obrigado

Olá Nilton,

Seja bem vindo, também posso dizer que vim do GNU/Linux e só tenho
coisas boas à dizer sobre o FreeBSD, sobre a comunidade, sobre essa
lista, sobre tudo relacionado.  :)
O sistema é completo, não é composto apenas de kernel com pacotes
opcionais. Nos BSDs você já tem uma gama de programas que já vem e fazem
parte dos fontes do sistema.
Coisas que fazíamos no Linux com certa complexidade e no FreeBSD vais
ver como é fácil.  :)
Aqui você vai poder explorar 3 firewalls diferentes: IPFW, PF e IPF
sendo que os 2 primeiros são os mais utilizados e cada um usa de uma
forma. Eu por exemplo uso o PF somente para NAT e ipfw para filtros e
controles de banda. Outros aqui usam apenas PF ou somente ipfw com natd,
vai do gosto do freguês. :D
Vais ver como é fácil fazer um balanceamento de links rsrsrsrsr

Bem, mais uma vez seja bem vindo e bons estudos.