[FUG-BR] [OFF-TOPIC]Foi realmente colocado backdoor no ipsec do OpenBSD?

Patrick Tracanelli eksffa em freebsdbrasil.com.br
Sexta Novembro 23 15:32:42 BRST 2012


Em 23/11/2012, às 15:09, Otacílio escreveu:

> 
>> 
>> - BAE Systems só pra background, fabrica o sistema operacional STOP, parte do TSB XTS-400 que existem indícios de ser FreeBSD com compatibilidade binária e de interfaces de kernel com Linux (ninguém confirma nem desmente), mas é o sistema que equipa os aviões da Lockeed, os mísseis, aviões, trackers da Força Aérea americana; os sistemas de controle de armas dos navios de guerra americanos e também do Amazonas da Marinha Brasileira; o sistema que controla os Droids não tripulados dos EUA e agora a Mars Curiosity da NASA; a BAE Systems é iniciativa privada mas com contrato de exlusividade de fornecimento para o DoD, NSA ou quem esses 2 permitam - foi necessário um acordo pra permitir que a NASA usasse tecnologia da BAE Systems - é o único sistema militarmente certificado TSEC/A1 (Orangebook) e o que tem os maiores níveis de certificação EaL (Common Criteria);
>> 
> 
> 
> Patrick, de onde você pegou a referência da Mars Curiosity? Da última
> vez que li algo a respeito falava que ela usava vxWorks.

Com certeza vxWorks tambem, a Wind River anunciou isso pra todos os cantos[1]

Todas as referencias eu postei no meu Twitter cronologicamente conforme ia descobrindo (@eksffa) em meio a uma pa de bugs de Android mes passado voce vai encontrar essa em especial.

Mas googlando por Mars Curiosity + BAE Systems você vai achar também tanto detalhes do hardware, construido pela BAE quanto do uso do STOP/XTS nas partes criticas. Que roda STOP/XTS é meio que informacao publica pq a BAE Systems usou equipamentos RAD750 (anti radiação) na construção das partes, e esses são controlados pelo XTS-400 (são os mesmos que tem no navio Amazonas, curioso ne ja que oficialmente essa navio brasileiro é um mero patrulheiro, nada que levaria armas potencialmente radioativas hehehe) que por sua vez roda STOP.

http://www.baesystems.com/article/BAES_077441/bae-systems-hardware-lands-on-mars-aboard-curiosity-rover?_afrLoop=302372090241000&_afrWindowMode=0&_afrWindowId=null&baeSessionId=cY4nQvyLJpltW2r0rdhXp361qGvT2HZchGTqTPN2BLZTp4FlsTQ2!-853594562

http://www.baesystems.com/product/BAES_028145/rad750-family-of-products

Sim tem vxWorks também o que é ainda mais legal pro FreeBSD e NetBSD já que o vxWorks herdou do BSD/OS a melhor parte do que ele é hoje.

Quem se lembra?

A Wind River (fabricante do vxWorks) comprou a BSDI e junto o BSD/OS e uma penca de developers do FreeBSD e financiamento, como a BSDI na epoca era do Nate, do Matt, tinha funcionarios como David Greenman e o Jordan Hubbard. Foi a origem do FreeBSD esse povo que era desenvolvedor 386BSD e resolveu "mv 386bsd freebsd".

Na verdade na criação do FreeBSD o David Greenman, Jordan Hubbard, Nate Willians e afins eram funcionaciorios da Walnut Creek CDROM que depois fizeram a "fusão" com a BSDI.

Quando a BSDI foi comprada pela Wind River Systems coincidiu com a epoca que foi comprada tambem a Wasabi Systems e a Wind River passou a ter bons developers do FreeBSD e do NetBSD (que era patrocinados por essas empresas). Alguns são devel da Wind River ate hoje, outros tomaram outros rumos.

Jordan virou engenheiro de chefe na Apple e mante o Darwin/MacOS-X. O Matt pegou parte do dinheiro da venda e abriu uma empresa de Hardware com foco em open source (nada menos que a iXSystems) com outros socios "figurinhas conhecidas"; a Wind River repassou os direitos autorais legais sobre marca e afins do FreeBSD pra FreeBSD Mall, lembram-se:

http://www.windriver.com/news/press/pr.html?ID=397

Depois a FreeBSD Mall repassou pra FreeBSD Foundation e recentemente a iXSystems comprou a FreeBSD Mall.

No final das contas entrou muito de FreeBSD e NetBSD no vxWorks de hoje, incluindo de developers que ainda são commiters e outros que não estão mais na Wind River.

Enfim com vxWorks e com XTS , grandes porções de código BSD em Marte.

[1]http://www.virtual-strategy.com/2012/08/06/wind-river%E2%80%99s-vxworks-powers-mars-science-laboratory-rover-curiosity

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800
316601 em sip.freebsdbrasil.com.br
http://www.freebsdbrasil.com.br
"Long live Hanin Elias, Kim Deal!"



Mais detalhes sobre a lista de discussão freebsd