[FUG-BR] [OFF-TOPIC]Foi realmente colocado backdoor no ipsec do OpenBSD?

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Sexta Novembro 23 20:50:45 BRST 2012

Em 23/11/2012 14:45, Antônio Pessoa escreveu:

> Mas o código não é criptografado, ele está disponível e pode ser
> auditado, e o que não falta no OpenBSD são pessoas competentes o
> bastante para fazê-lo. Não é preciso reescrever a pilha do zero,
> apenas passar tudo a limpo, todo o algoritmo.
>

> --
> Atenciosamente,
>
> Antônio Pessoa
> -------------------------

Antônio,
Concordo contigo em partes, infelizmente por não estar na empresa
durante a tarde fará com que o e-mail saia da ordem da thread, e torne a
compreensão um pouco ruim.

Defesa de opinião pessoal.

Considero que qualquer processo de auditoria não é  100% plena devido a
circunstâncias da ocasião.
Considere que voce ler o codigo e analisar cada parte dele e o mesmo
sobre todo o contexto não é possivel garantir  que o codigo é 100%
seguro e executará somente a rotina no qual o mesmo foi projetado.
O código por mais que venha a ser analisado, uma condição externa é que
poderá interferir na sua operação fazendo com que o buraco seja exposto.

Imagine a seguinte situação:

A NSA/FBI paga para a intel/AMD/Oracle colocar uma instrução de
proposito exclusivo no processador, tal instrução altera a forma de
calculo sobre um algoritmo especifico no userland/kerneland permitindo
que o buraco seja ativado, o código do IPSec poder ter sido construído
visando com um dos objetivos ativar tal recurso no processador, tal
instrução pode ser ativada através de uma circunstância qualquer de
operação do processador que poderá gerar tal brecha, contudo é uma
brecha controlável, e que os criadores considerarão que a mesma estaria
sendo buscada durante processos de auditoria e colocaram condições para
que a mesma não mostre a cara o tempo todo, como o bóson de hings, todos
falam que existe e que ja está até quase provado que o LHC de fato
localizou ele, mesmo depois de 1 seculo de sua previsão ele ainda não
foi plenamente provado, conseguiu acompanhar o raciocínio.
Para a auditoria ser 100% será necessário acompanhar cada instrução em
tempo de execução sobre todas as condições existentes, conclusão a
auditoria é 99.9% plena, um humano não consegue  analisar plenamente e
sem cometer erros 50 Mbs ou 100Mbs de arquivo txt para cada condições
possível, e o computar é burro para poder fazer essa tarefa.

Resumo ou se reescreve toda a pilha/algoritmos para garantir que o
código não se baseou no objetivo de gerar uma circunstancia que poderá
vir a ativar tal falha ou nunca mais será considerado 100% seguro, visto
que não achar não é o mesmo que não existir, e uma vez comendado a
possibilidade de ser verdade passa a ser automaticamente 50% com
possibilidades de apenas obter 100% de verdade, visto que para ser
mentira a mesma nem deveria ter sido levantada.
Não é possível com exceção dos engenheiros das fabricantes de
processadores termos acesso ao projeto do processador para poder ter
plena certeza que não há possibilidade de se ter uma condição que venha
criar a brecha, e o processador é um do fatores externos, pode haver
outros que tornaria a coisa realmente conspiratória.

No final compreender o que é ou não seguro depende muito do grau de
compreensão da área, para usuários técnicos como nós, conseguimos
diferenciar IPsec de Internet, mais para um usuário leigo, vugo Patrão,
ele não compreende bulufas e vai simplesmente acreditar que software
livre está vendido para NSA/FBI ou qualquer outra agencia e que qualquer
outro sistema operacional não baseado no open-source é mais seguro,
afinal alguém falou que o Solaris ou IBM/AIX ou SGI Irix poderia ter
sofrido com tal especulação? Infelizmente não focou o OpenBSD e o IPSec
amplamente apontando que diversos outros sistemas tem Pilhas IPSec
derivadas dela.

Marketing negro tambem é levado em consideração:

Mais um pouquinho e acho que serei o próximo autor do filme "Teoria da
conspiração".

Abraços, e estou somente defendendo minha opinião pessoal.

--
Paulo Henrique.
BSDs Brasil - FUG-BR

Rip Irado !!!