[FUG-BR] Erro Inicialização: File System Unexpected Inconsistency

Paulo Olivier Cavalcanti procavalcanti em gmail.com
Quarta Outubro 3 19:39:35 BRT 2012

Em 03/10/2012 19:22, Welinaldo Lopes Nascimento escreveu:
> Pois é, percebí mesmo que em meus servidores com ZFS nunca ocorreu isto.
>
> "Os sistemas de arquivos tradicionais substituem os dados no local, o que
> significa que, se a máquina apagar, por exemplo, entre o momento em que um
> bloco de dados está sendo alocado e o momento em que está sendo vinculado a
> um diretório, o sistema de arquivos ficará em um estado de inconsistência.
> Com um sistema de arquivos transacional, os dados são gerenciados
> utilizando as semânticas de *copiar ao gravar*. Os dados nunca são
> substituídos e nenhuma seqüência de operações é totalmente comprometida ou
> [...]

Lembre-se que o ZFS é um devorador de memória! Se a sua máquina tiver 2
GB de RAM ou menos coloque os seguintes parâmetros no /boot/loader.conf:

vm.kmem_size="768M"
vm.kmem_size_max="1024M"

Dessa forma você irá impedir que o ZFS detone os seus recursos. Note que
esses valores são os que eu uso aqui, ajuste-os como melhor lhe atender.
Boa sorte!

--
http://about.me/paulocavalcanti