[FUG-BR] [CFT] FreeBSD no TP-Link MR-3420 e MR-3220

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Segunda Outubro 8 17:16:05 BRT 2012

Boas,

Pessoal, eu tenho imagens completas (ou mais que completas.. hehe)
para os routers acima.

Trata-se de um opcão barata, com suporte a USB para começar a brincar
com FreeBSD embarcado.

A porta USB permite a conexão dos mais variados dispositivos (hubs,
audio, ethernet, wifi, mem. stick, conversores usb para ATA/SATA,
impressoras, etc.).

Os pontos negativos desse router são a memória RAM, impressionantes
32MB (compilar o world esta fora de questão...) e os 4MiB de memória
flash.

A memoria RAM não tem muito o que fazer, mas é o suficiente para que
ele desempenhe seu papel.

Já a limitação de espaço na flash foi resolvida utilizando o rootfs (o
raiz - '/') num memory stick (pen drive) que também nos serve com um
pouco de espaço para o swap (que alivia o problema da RAM).

O firmware suporta os dois modelos, que só diferem no modelo do rádio:

mr3220 -> ar9285 -> 150Mbps

mr3420 -> ar9287 -> 300Mbps

São 4MiB do firmware (que no nosso caso só contém o kernel) e mais
512MiB da imagem do memstick.

O firmware tem o FreeBSD completo, já que eu sou muito preguiçoso para
ficar economizando espaço.

A única coisa que não funciona (ainda, estamos trabalhando nisso) é a
configuração das vlans nas portas do switch (para filtrar vlans,
adicionar e remover as tags, etc.). Só há suporte ao status da conexão
nas 4 portas do switch.

O kernel vem compilado com suporte a 802.11n, dummynet, ipfw,
netgraph/pppoe, vlan e bridge. Não há outros modulos compilados (mas
você pode compilar seus proprios módulos, caso preciso).

As únicas modificações no FreeBSD foram para que ele formate as
partições RW a cada boot, evitando problemas com os reboots.

Por default o acesso é via ssh, não há interface web (isso é
FreeBSD!), opcionalmente você também pode habilitar o bsnmp para
monitoramento.

Preciso de beta testers, alguem se habilita ? Já tenho dois rodando
como AP's e estou instalando um terceiro como router + AP (faltou um
detalhe pra conectar via pppoe).

A imagem pode ser instalada pela interface web do roteador (não
precisa de cabo serial).

Desde que você siga as instruções o procedimento de instalação é
seguro e os riscos de 'brickar' o router é pequeno.

Uma vez instalado, você usa o FreeBSD (com dd) para voltar o firmware
original caso preciso (os parametro de configuração, boot e calibração
do radio são mantidos).

Dmesg do router: http://pastebin.com/z10jE43A

Informações úteis: http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-mr3420

As imagens estão sendo atualizadas (esqueci da if_tun... :-/) e logo
enviarei os links.

Obrigado,
Luiz