[FUG-BR] off topic - urnas

Quarta Outubro 10 14:14:34 BRT 2012

Em 10/10/2012, às 13:37, Antônio Pessoa escreveu:

> Entra no mesmo dilema, quem vai alterar esse programa? Funcionários do
> TRE? E os testes que são feitos com os fiscais dos partidos? E os
> auditores?
>
> Agora aplique estes mesmos argumentos para urnas de cédulas de papel e
> cartão perfurado. Quem é o programa que faz a contagem? Como auditar
> essa contagem? Onde encontro mais pontos falhos?

O negócio é muito mais sério e os problemas aparentemente maiores.

No BHack esse ano no dia que palestrei tive o prazer de ver ótimas outras palestras inclusive a do Diego Aranha, que compos um dos times que testou a Urna a pedido do TSE.

Aparentemente o TSE deu algumas respostas do tipo "abafa" ou desconversou tecnicamente sobre cada ponto reportado. Os pontos são documentados em:

https://sites.google.com/site/dfaranha/pubs/aranha-karam-miranda-scarel-12-pt
http://www.fraudeurnaseletronicas.com.br/2012/05/prof-diego-aranha-da-unb-confirma-urna.html
http://g1.globo.com/platb/seguranca-digital/2012/05/28/falha-na-urna-brasileira-reproduzia-fielmente-erro-de-1995-diz-professor/

Uma reprodução similar a palestra que o Aranha deu no BHack pode ser assistida em:

http://www.youtube.com/watch?v=in6JTwNGZCo

Sugiro fortemente assistir o video ao ao menos ler as URLs e entrevista, vai apoiar demais os argumentos e essa discussão aqui.

O fato é aque a coisa é muito mais séria. Até voto de cabresto é possível. Com base em um ponto de controle da pra reproduzir a ordem das votações e depois disso basta uma referência pra validar quem votou em quem.

Ou seja eu pago um ônibus e levo os 40 neguinho pra votar, coloco uma sequencia de votantes conhecidos, digamos 4 caras, que votarão em NULO, CANDIDATO1, BRANCO, CANDIDATO2. Pega a data/hora de impressão do fechamento da urna e da zerezima no inicio do dia (informações publicas), reordeno a ordem dos votos, encontro a sequencia NULO, CANDIDATO1, BRANCO, CANDIDATO2 e pronto, os proximos 40 eleitores em fila atrás dessa sequencia terão seus votos plenamente conhecidos.

Não é teoria ou prova de conceito hipotética. É testado e comprovado.

Alem de todos os pontos que estão discutindo aqui tambem.

Recomendo!

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.