[FUG-BR] off topic - urnas

Quarta Outubro 10 15:34:35 BRT 2012

Em 10/10/2012, às 14:59, mantunes escreveu:

> Vi todos os links, trabalhei em várias eleições no suporte..precisa de
> um esquema muito mais
> seguro que tem na urna e fastama para tentar fraudar uma urna..
> principalmente no TSE.

Todos esses pontos são discutidos em detalhes. Existe alguma segurança e um processo seguro e não contestado na maior parte dos casos, contra influências externas.

Mas nós sabemos que o interesse político hipotético, não tem nada de externo. A reordenação dos votos é um dos casos que pode ser feito estando de fora, os demais basta saber algum detalhe como a chave criptográfica que como você leu, é O MESMO pra todas as urnas.

Além de usar aleatoriedade "reinventando a roda" ao invés do /dev/random (ou urandom), algorítimos fracos, etc.

> a urna continua segura.. porem sempre vai existir dúvida..

Bom não é isso que uma banca inteira de doutores afirma hehehe.

Eu não tenho coragem de afirmar que é, foi, continua ou será segura. Nem de afirmar o contrário.

Mas olhando os argumentos e evidências de quem teve tempo e acesso contrários à tese que é segura, e lendo as respostas técnicas do TSE contrárias a essas evidências, da pra perceber claramente do lado de quem não está coerente, e essa bola está com o TSE em todos os pontos levantados, IMHO.

> como tem gente que até hoje não acredita que o homem não foi na Lua.
> e manipulação do tempo para fins de guerra.

Mas aqui na FUG não tem espaço pra esse povo. Ainda que existam dízimas periódicas, números infinitos,  nossas discussões percente às exatas, ou o mais próximo possível a elas nã é?

Segurança da informação não é religião.

Não tem espaço pro "eu acredito" ou "eu tenho fé".

Eu acho o trabalho feito pela equipe da UNB excepcional e com indícios contundentes.

As respostas oficiais são imprecisas, difíceis de digerir, contrárias a qualquer boa prática computacional conhecida, e apelam pra obscuridade como apoio fundamental à confiança.

Eu não vou optar por "acreditar" que a chave que assina/cifra o conteúdo da urna "é secreta e está em boas mãos" nem que a aleatoriedade inventada por quem fez o sistema seja melhor que um /dev/random com entropia apoiada em kernel.

Prefiro ver evidências do que "crer" ou "ter fé" e as evidências que vi, apoiam meu convencimento pessoal que é inseguro e existe margem pra ser explorado.

Se existe a intenção ou exploração de fato, é outra conversa.