[FUG-BR] Voip

Mike Tesliuk mike em tesliuk.com
Terça Outubro 16 09:23:15 BRT 2012

Olá,

Eu trabalho com isso ja há algum tempo, e posso te dizer o seguinte.

A solução vai depender de oque você precisa , se você quer ter um PABX
então parta para Asterisk ou FreeSwitch, os dois oferecem distros linux
com tudo pronto, como AsteriskNOW, Elastix, Trixbox, , snep livre
(estes para asterisk) ou blue.box , fusionpbx (estes para freeswitch
além de outros)

Se você precisa apenas de roteamento SIP para ter comunicação interna
você pode usar o OpenSIPS ou Kamailio, os dois são oriundos do OpenSER,
a comunidade do SER se separou e criaram os dois projetos.

Com asterisk você pode ter uma concorrencia de 1.500 chamadas nas
versões atuais , com freeswitch 3000, e com opensips, depende do seu
hardware e claro das configurações que você fizer.

Lembrando que o OpenSIPS é apenas um roteador SIP, então ele não vai dar
voicemail (use asterisk pra isso), ele não vai dar URA , não vai fazer
transcoding de codec, ele apenas vai rotear as chamadas, você pode fazer
travessia de nat com ele se necessário usando o nat_helper com o
rtpproxy que funciona muito bem.

Eu tenho um tutorial pra linux feito sobre este cara que você pode dar
uma olhada, em geral é dificil de achar documentação no estilo howto.

http://tesliuk.com/wiki/index.php/Configuracao_Basica_Opensips

Espero que possa lhe dar uma luz.