[FUG-BR] Tutorial IPFW

Welkson Renny de Medeiros welkson em gmail.com
Quinta Setembro 6 08:29:20 BRT 2012

Em 6 de setembro de 2012 07:40, d4n1 <d4n1h4ck em gmail.com> escreveu:

> Também passei longa data usando o netfilter, usei até em conjunto com
> layer7 nós kernels da série 2.6.x. Hoje uso o ipfw e pf, e em alguns casos
> o pfsense, que por sinal a última versão está muito boa. Emfim mundos
> diferentes, mas todos são bons e atende a maioria das necessidades, mas a
> simplicidade, performance, facilidade e clareza do ipfw e pf são
> imbatíveis.
> +1 ipfw/pf

Eu costumo usar PF para bloqueios/nat/etc. e IPFW para controle de banda...
uso IPFW para bloqueios rápidos, tipo.. quero bloquear AGORA o IP xyz e
daqui a 5 min desbloquear....

Enfim, para meu ambiente o PF tem atendido bem (apesar das limitações de
SMP etc. que o Patrick comentou)... para ambientes que exijam mais CPU,
certamente o IPFW é a melhor opção.

Welkson