[FUG-BR] FreeBSD mudará seu compilador default do GCC para o Clang em novembro

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Sexta Setembro 14 10:21:43 BRT 2012

Caríssimos

On Fri, Sep 14, 2012 at 10:11 AM, vic <vic em wa.pro.br> wrote:

> Licença. O clang/llvm também tem se mostrado mais rápido e usar menos
> memória na compilação que o gcc[1].

Além disto, esta estagnação com o gcc42 causa problemas práticos. Não é
raro eu ter de compilar programas específicos (química quãntica) que
normalmente requerem uma versão mais atualizada do gfortran (que é
instalado junto com o gcc). Para manter a compatibilidade e conseguir êxito
na compilação, uso a estratégia de fazer um link simbólico do gcc apontar
para a versão mais nova do compilador (ln -s /usr/local/bin/gcc48
/usr/bin/gcc). Claro, antes eu renomeio o gcc padrão do sistema para
gcc422. Apesar de simples, esta gambiarra às vezes faz com que eu me perca
(junto com o sistema) por conta das lib chamadas na hora da compilação.

De houver um compilar independente para o sistema (mesmo que ele possa ser
usado para compilar ports), seria uma grande simplicação na vida do usuário.

Um abraço a todos

Edu

[1]: