[FUG-BR] Calcular valor para kern.ipc.nmbclusters

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Segunda Abril 1 17:58:18 BRT 2013

2013/4/1 Listas Discussão <dl.lagg0 em gmail.com>

> Estou pensando em dobrar esse valor ou triplicar, na dúvida procurei por
> alguma forma de calcular, no manual até fala em cálculo para um servidor
> web de acordo com o número de conexões, mas no meu caso não faço idéia de
> quantide de conexões simultâneas.
>
> O ruim de tudo isso é ter que reiniciar o servidor, só de madrugada agora e
> mesmo assim vai ter cliente que vai chiar :)
>
> Qual o valor que você está usando Gondim? No meu server tenho 1 igb onboard
> e 3 dessas Intel Dual. Essa máquina aí é um router?

Pode aumentar esse valor sem grandes problemas (desde que você tenha
memória RAM suficiente).

Esses drivers novos pre-alocam várias filas para cada placa dessa (com
MSIX). E como é uma fila para cada CPU o auto-tuning nem sempre funciona
(além do que você tem pouca memória):

igb1: <Intel(R) PRO/1000 Network Connection version - 2.3.4> port
0xece0-0xecff mem
0xdd7e0000-0xdd7fffff,0xddc00000-0xddffffff,0xdd7bc000-0xdd7bffff irq 45 at
device 0.1 on pci3
igb1: Using MSIX interrupts with 9 vectors
igb1: Ethernet address: 90:e2:ba:04:18:d1
igb1: Bound queue 0 to cpu 0
igb1: Bound queue 1 to cpu 1
igb1: Bound queue 2 to cpu 2
igb1: Bound queue 3 to cpu 3
igb1: Bound queue 4 to cpu 4
igb1: Bound queue 5 to cpu 5
igb1: Bound queue 6 to cpu 6
igb1: Bound queue 7 to cpu 7

Como você tem pouca memória (1GB) talvez seja melhor você limitar as filas
por placa mesmo.

Num router assim eu recomendaria pelo menos 8GB de RAM... memória é barato
e hoje em dia todo acesso é via DMA (mapeado na RAM). _NUNCA_ deixe faltar.

Att.,
Luiz