[FUG-BR] Qual a melhor alternativa/solucao de firewall em freebsd

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quarta Abril 24 14:10:34 BRT 2013

On 04/24/2013 01:56 PM, vagnermachado1974 wrote:
> rezados
>

> Procurei no historico da lista e nao encontrei nenhum assunto/texto
> indicando qual a melhor alternativa/solucao de firewall em freebsd.
>
> IPFW?
> IPF?
> PSSENSE?
> ???

A melhor alternativa é aquela que te atende. O ideal é você estudar as
opções, entender as diferenças entre elas, fazer testes e fazer sua escolha.

No FreeBSD temos disponíveis o pf e o ipfw (nem me lembro se o ipf ainda
existe).

Já o pfSense é algo completamente diferente, ele é uma plataforma de
firewall, baseado em FreeBSD + pf (e ipfw pra algumas coisas), com
gerência via web.

[]s
--
Renato Botelho