[FUG-BR] OT squid: site sem autenticar, e não pedir autenticação

Francisco Cardoso fricardo em bsd.com.br
Sábado Agosto 3 15:06:03 BRT 2013

Em 2 de agosto de 2013 09:40, EnioRM <eniorm em gmail.com> escreveu:
> Pessoal bom dia... saudações a todos...
> estou com um pequeno problema...
>
> alguns usuários (de um setor) da empresa tem acesso restrito a sites
> específicos (tipo, .gov.br, .med.br e alguns poucos)....
> elaborando uma acl simples permitindo este acesso antes o http_access que
> força a autenticação, eu consigo normalmente que estes subdomínios sejam
> liberados (e abertos) sem exigir senha do usuário (esse é o propósito)
>
> porém quando o usuário tenta acessar outro site, que não seja os tais
> autorizados) o squid solicita a senha. Se o usuário não tem senha, não vai
> [...]

Boa tarde Enio:

E pra quê uma solução técnica? Se os seus usuários não guardam um
princípio tão simples de segurança como o que diz que as senhas são
pessoais e intransferíveis não acho que apenas mudar a ordem das
regras do squid vá resolver o seu problema.

A melhor maneira, no meu ponto de vista, é reunir com os superiores,
explicar a situação e implementar alguma política de segurança que
discipline os seus usuários. Aí por mais simples que seja o seu filtro
de conteúdo Web ele será respeitado.

Sei que esta é uma lista técnica e minha abordagem acaba fugindo
disso, mas às vezes a política resolve mais que os recursos técnicos

Francisco Ricardo