[FUG-BR] Problemas com o modulo ehci ( usb 2.0 )

Danilo Egea daniloegea em yahoo.com.br
Terça Agosto 6 02:34:45 BRT 2013

On 08/05/13 19:34, Paulo Henrique - BSDs Brasil wrote:
> Saudações,
>
> Estou com um comportamento muito estranho no FreeBSD 9.2-PRERELEASE
> Segue a linha do processo "intr" relacionado ao modulo ehci
>
>    12 root          -88    -     0K   240K WAIT    3 222:53 44.14%
> intr{irq16: ehci0}
>
> A maquina é um Core i5 3G em uma placa-mãe chipset H67.
>
> Achei umas referencias no UPDATING mais nada que deva estar a pontando o
> problema ate por que é de 2009.
>
> 20090223:
>           The new USB2 stack has now been permanently moved in and all
> kernel and
> [...]

Oi Paulo, eu não tenho ideia do motivo disso, mas você tentou algumas
das sugestões da PR?
Por exemplo, habilitar alguma das sysctls abaixo.

hw.usb.ehci.iaadbug: Enable doorbell bug workaround
hw.usb.ehci.lostintrbug: Enable lost interrupt bug workaround

Se você não utiliza as portas USB dessa máquina, tente desabilitá-las,
ou pelo menos tente
desabilitar o USB High Speed.
hw.usb.ehci.no_hs: Disable High Speed USB

Ou ainda dar um usbconfig power_off nelas.

Eu tive um notebook da HP que gerava uma porrada de interrupções do
driver EHCI quando ele estava na tomada. Se tirasse
o problema parava. Parecido com um descrito na PR. Minha solução era
deixar apenas o OHCI habilitado. Locura né? :D

Abraço.

--
Danilo Egêa Gondolfo
http://daniloegea.wordpress.com

"To understand the computers, we must know what computers understand."