[FUG-BR] [off topic] Linux para desktop em ambiente corporativo

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Quinta Agosto 8 05:51:44 BRT 2013

Em 08/08/2013 00:03, Saul Figueiredo escreveu:
> <saul-felipe em hotmail.com>

> Sim, não só o 32bits mas o 64 também! é a mais estável com relação ao
> desktop
>

> *--*
> *"Deve-se aprender sempre, até mesmo com um inimigo."
> (Isaac Newton)
> *
> Atenciosamente,
> *Saul Figueiredo
> *Analista FreeBSD/Linux
> Linux Professional Institute Certification Level 2
> Linux User: #554651
> saulfelipecf em gmail.com
Po legal a sua iniciativa, mas analisou junto com o pessoal se tudo o
que eles usam tem suporte, site de Banco no linux é uma tragédia,
sistemas da receita federal tambem é outra tragédia, sem contar em um
monte de outros sistema por ai que só funcionam com o Internet Explorer,
em resumo, se economiza 20Mil em licenças e gasta-se 40Mil com suporte
ou até mais com multas decorridas encargos que não foram transmitidos,
embora adoraria também colocar linux ou até mesmo o PCBSD para os
colaboradores lá na empresa não o faço devido a essas considerações de
suporte falho por parte de Bancos e Governo.
Use o bom senso, usuário final é pago para trabalhar não para usar
gastar tempo aprendendo a usar algo que estará mais complicando as suas
atividades do que facilitando, e só o tempo de treinamento do
funcionários já paga a licença.

Lá na empresa não abro mão do Windows nas estações de trabalho, mais tem
outras coisas que implantei e argumentei para adequarem e conterem o
gasto com licenciamento, tipo:
1 - Libreoffice tem os mesmo recursos do Office 2007 e ninguem é
desenvolvedor para necessitarem de recursos avançados com o Access.
2 - Thunderbird possui os mesmos recursos do Outlook e tem capacidade de
gerenciar uma quantidade maior de mensagens sem consumir muita memória (
obs, é que isso foi a 2 anos atrás e não hoje ) .
3 - 7-Zip tem os mesmo recursos do winrar e não é preciso pagar, fazendo
determinados funções até melhor.

Outra coisa quando vai ser implantado um novo software ou servidor as
primeiras questionamentos ao fornecedor são:
1 - O PostgreSQL está entre os bancos de dados suportados, se não o
MySQL está , se não a solução não atende a demanda.
2 - Mesma regra, o FreeBSD tem suporte, se não o Linux tem suporte, se
não a solução não atende a demanda.

Infelizmente tenho um legado do passado quanto ao ERP e o DVRServer,
mais não posso reclamar ERP que preste tendo como OS de servidor o Linux
ou o FreeBSD só o SAP e ele não atende a demanda por não fornecer
recursos de folha de pagamento.

Fica minhas considerações.

Abraços.

--