[FUG-BR] [1/2 OFF] PostgreSQL no FreeBSD ao invés de Linux

Matheus L. Abreu matheusl.abreu em gmail.com
Quinta Agosto 8 16:27:31 BRT 2013

2013/8/8 Juliano Atanazio <juliano.list em gmail.com>

> base
> trocaria

> Caro Paulo.
> Agradeço a resposta, mas infelizmente curta demais.
> Não questionei somente FS do FreeBSD, mas que outras vantagens o FreeBSD me
> daria com relação ao Linux para bancos de dados.
>
> Lembrando que muita gente que não conhece o FreeBSD "torce o nariz" pra
> ele.
> Preciso de embasamento para quem sabe um dia fazer uma migração.
>
> Sobre o ZFS, já me disseram que em alguns casos ele pode ser mais
> performático sim, mas nem todos.

> [...]

Experiência pessoal, apesar de não ser DBA ... migrei um servidor
PostgreSQL em Linux (debian 5.0) para FreeBSD (8.1 na época). Apenas em
mudar de sistema sem efetuar nenhuma melhoria (tuning) os usuários
relataram uma redução de 30s num processo que levava quase 3 min. para
concluir.

Estudei um pouco para entender o porque, pelo que entendi pelo fato do
sistema de arquivos padrão do FreeBSD (UFS2) ser síncrono e o PostgreSQL
trabalhar de forma síncrona fez com que as operações de leitura/escrita
fossem "casadas" no Linux como os sistemas de arquivos são em sua maioria
assíncronos então parece que o PostgreSQL em alguns momentos tenha que
esperar o disco ficar livre.

Espero ter ajudado.

--
*Matheus Lamberti de Abreu*