[FUG-BR] Gerar ISO Personalizada do FreeBSD

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Quarta Agosto 21 15:21:59 BRT 2013

Em 21/08/13 15:02, Wenderson Souza escreveu:

> Saul,
>
> Eu também andei pesquisando bastante sobre isso, sem muito sucesso.
>
> Faço alguns caches com base em FreeBSD e toda vez tenho aquela trabalheira
> toda de configuração.
>
> Achei isso aqui: http://www.cyclecide.com/~rudy/example/custom-freebsd.html
>
> Só que me surgiu a dúvida de como fazer a tela de configuração, para que
> meu cliente possa configurar um IP e gateway na hora da instalação e assim
> eu possa acessar remotamente para "ativar" os serviços e fazer os ajustes
> finais.

> [...]
Galera eu sempre usei desde a minha época com Xenix e SCO Unix o bom e
velho tar rsrsrsr  funciona que é uma beleza.
Faz-se uma instalação limpa e coloca o que vai precisar já configurado e
tudo.

Depois gera um tar.gz ou tar.bz2 de tudo. Exemplos:

# tar -czpf /tmp/imagem.tar.gz --exclude=/tmp/imagem.tar.gz
--exclude=/usr/src/* --exclude=/usr/ports/* --exclude=/etc/fstab /
# tar -cjpf /tmp/imagem.tar.bz2 --exclude=/tmp/imagem.tar.bz2
--exclude=/usr/src/* --exclude=/usr/ports/* --exclude=/etc/fstab /

Teste se ficou OK fazendo:

# tar -tvzf imagem.tar.gz

Se não abortar e não tiver erros, a imagem ficou legal.

Aí na hora de fazer um sistema novo, você instala ele, coloca o pendrive
com esse tar.gz que você criou, monta e faz o comando:

# tar -xvzpf imagem.tar.gz -C /

Logicamente que isso só foi um exemplo e você pode querer mudar algumas
coisas mas aqui fica a ideia e é assim que trabalho com meus backups.  :)

[]'s
Gondim