[FUG-BR] Freebsd + Quagga + BGP

Domingo Agosto 25 16:44:12 BRT 2013

Em 23/08/13 15:25, Marco Aurelio escreveu:
> Olá pessoal, precisando da ajuda de vocês, pois estou meio perdido nessa
> configurações.
>
> Sou iniciante no assunto, já peço desculpas se estiver no cominho errado.
>
> Meu cenário é este ...
>
> OPERADORA                        MEU PROVEDOR AS 1234
> 10.1/30 --- LINK1 18881 ----->  RECEBENDO UM /30 --------------
> 192.168.10.2/30
> 20.1/30 --- LINK2 18881 ----->  RECEBENDO UM /30 --------------
> 192.168.20.2/30
> 30.1/30 --- LINK3 18881 ----->  RECEBENDO UM /30 --------------
> 192.168.30.2/30
> [...]

Que loucura, que operadora é esta que entrega 4 links ethernet ao invés de um só? Gambiarra....

Pense no seguinte, você vai ter que fazer PBR para definir quais redes de origem vão usar cada um dos links, de modo que você possa tentar otimizar a vazão.
Acho que fazer isto com o quagga é meio chato, no passado eu tentei mas larguei mão e fui para openbgpd + PFTABLES, de modo que eu, associando com o openbgpd, posso falar quais blocos /24 da minha rede sairão por cada sessão bgp fechada.

Mas no seu caso, eu tenho certeza que vai ser trabalhoso, pode ser que um dia um link tenha menos uso porque aquele perfil de cliente não está usando, ai você vai ter que mudar os filtros......

Qual o motivo da operadora entregar 4 links ao invés de um só? Alguma limitação de equipamento?