[FUG-BR] Lusca_head no FreeBSD que não abre site mec.gov.br nem Vunesp

EnioRM eniorm em gmail.com
Quarta Agosto 28 11:54:11 BRT 2013

2013/8/28 EnioRM <eniorm em gmail.com>

> [...]
> ALLOWED, because it matched 'facebook_sites'
> 2013/08/28 11:11:24| The request GET http://www.vunesp.com.br/favicon.icois DENIED, because it matched 'PASSWORD'
> 2013/08/28 11:11:24| The reply for GET
> http://www.vunesp.com.br/favicon.ico is ALLOWED, because it matched
> 'PASSWORD'
>

> Só consigo abrir estes dois sites quando eu faço um nat e permito que meu
> pc(navegador) abra os sites sem passar pelo lusca.
> Navegadores testados, chrome, ie, firefox
>
> aguém sabe sobre isso ou percebeu algo parecido?
> Detalhe: as regras do squid.conf não possui bloqueios para .gov.br

Saul Figueiredo e demais, acompanhem:

Pessoal, depois de muitos testes eu identifiquei o causador do problema
acima citado.

Certa vez eu coletei algumas dicas sobre squid/lusca para otimizar o seu
desempenho (segue lá em baixo)
e uma delas era a clausula "forwarded_for" que por padrão vem setado para
on, mas nas dicas tinha uma recomendação para ajustar para "off" e isso
causava o problema com o site vunesp e mec.gov.br

Não sei dizer qual é a relação entre o ajuste disto para off com o problema
de não abrir os referidos sites. Ta certo que tem aquela regra: se não sabe
o que é não toque!

O forwarded_for aceita as opções on|off|transparent|delete|truncate

O manual do squid diz que:

*Se estiver definido para "on", o Squid irá acrescentar o endereço IP do
seu cliente*
*nas solicitações HTTP para a frente. Por padrão, ele se parece com:*
*
*
*Se for definido como "transparent", Squid não irá alterar o*
*cabeçalho X-Forwarded-For de qualquer forma.*
*
*
*Se ajustado para "delete", Squid irá apagar todo o*
*cabeçalho X-Forwarded-For.*
*
*
*Se ajustado para "truncate", Squid irá remover todos as entradas
X-Forwarded-For
atuais, e colocar o IP do cliente como a única entrada.*

=====

as dicas que usava para tunning, que foram coletadas, são essas

*httpd_suppress_version_string           on*
*client_lifetime                         30 minutes*
*client_persistent_connections           off*
*collapsed_forwarding                    on*
*detect_broken_pconn                     on*
*
*
*# CUIDADO: setar para off da problema com site: vunesp, mec.gov.br*
*forwarded_for                           transparent # deixar 'on' ou
'transparent'*
*
*
*fqdncache_size                          16384*
*half_closed_clients                     off*
*ipcache_high                            99*
*ipcache_low                             98*
*ipcache_size                            16384*
*log_fqdn                                off*
*log_icp_queries                         off*
*memory_pools                            off*
*negative_dns_ttl                        60 seconds*
*negative_ttl                            30 seconds*
*pconn_timeout                           15 seconds*
*pipeline_prefetch                       on*
*positive_dns_ttl                        6 hours*
*quick_abort_max                         0 KB*
*quick_abort_min                         0 KB*
*quick_abort_pct                         100*
*read_timeout                            30 minutes*
*reload_into_ims                         on*
*request_timeout                         1 minute*
*server_persistent_connections           on*
*store_avg_object_size                   1024 KB*
*strip_query_terms                       off*
*vary_ignore_expire                      on*
*uri_whitespace                          strip*
*client_db                               on*
*#accept_filter                          httpready # FreeBSD apenas (requer
opção no kernel recompilado)*

se alguém ter algum comentário a fazer sobre alguma dessas opções eu
ficarei grato e acredito que o pessoal da lista também :D

abraços