[FUG-BR] Painel de Controle free pra FreeBSD

Quinta Agosto 29 18:54:09 BRT 2013

Em 28/08/2013, às 07:22, Paulo Henrique - BSDs Brasil <paulo.rddck em bsd.com.br> escreveu:

> A ultima vez que havia pesquisado sobre ele, foi a uns dois anos atrás.
> Só não entendo o por que do pessoal da FreeBSD Brasil não ter informado
> ele aqui na thread.
>
> Possivelmente por motivos éticos, contudo a certeza mesmo só através de
> pronunciamentos deles.

É verdade, tem o ProApps também não se esqueçam! hehehe.

Na verdade, a gente não fez/faz propanda dos produtos ProApps aqui na FUG ou em outras listas por motivos eu não diria de ética, mas de foco, ja que a maioria prefere/deseja fazer tudo na unha. Sei que muitos dão valor a interface visual e facilidades que o produto se propõe mas como nós ofertamos o produto em formato de SaaS, não sei se encaixa no perfil adequado ao que a FUG se propõe.

Mas ficam as considerações em formato de OFF TOPIC mesmo.

<offtopic>
A gente aqui na FreeBSD Brasil se esforça e se empenha em colocar no ProApps tudo que é mais comum no dia-a-dia, tudo que os usuários precisam ter mais facilidade pra "operar" e com toda a facilidade da interface GUI. Nas soluções ProApps tentamos colocar toda nossa experiência, tudo é feito "do nosso jeito", usando as melhores práticas das experiências em campo da própria FreeBSD Brasil. Claro que nem tudo ja deu tempo de ser feito, todos os componentes ProApps estão sempre em evolução.

Provavelmente o ProApps QMT é o mais completo. Literalmente tudo que sabemos de e-mail está no ProApps QMT. Tudo que já desenvolvemos e até mais coisas que foram necessárias pra atender requisitos específicos. Hoje com ele atendemos muitas empresas, provedores e governo com destaque a Ministério Público Federal, Procuradoria Geral da União, enfim os e-mails da Dilma, do Barbosa, passam em dado momento pelo ProApps QMT (atuando nesse caso como MSF - Mail Security Filter - ou seja um gateway) e depois entregando pro servidor (ai tem de tudo nas caixas postais, Novell, Postfix, Microsoft, outros gateway como Ironport, etc, etc). É certamente o componente ProApps mais completo.

Outro que gosto muito é o Routing em especial a parte de BGP. Ele faz coisas que só quem ja apanhou muito com BGP da valor. Ele gera e mantém os objetos IRR enviando inclusive instruções RSPL pra atualizar base IRR favorita. Ele rankeia redes e AS que mais consome banda indicando estatísticas de quem subiu/desceu desde a última estatísticas, apoiando facilmente balanceamento e anuncios BGP seletivos afim de desavogar caminhos. Tem um jeito fácil de criar filtros, agrupa filtros, e outras coisas.

Ja o ProApps Hosting que é o foco dessa discussão aqui só precisa melhorar na minha opinião, na parte de suporte a Java. Java tem tanta particularidade que a maior parte ainda fica na unha e o Proapps não absorveu. Mas está evoluindo. Mas pro resto, pro normal do dia-a-dia acho bem completo.

Agora a parte que acho mais importante.

Nós fizemos o ProApps tomando cuidado pra NUNCA quebrar as regras do projeto FreeBSD. Tudo é modificado no rc.conf, tudo consome rotinas rc.d, o que precisa ser adicionado é no padrão rcng. Cada regra do FreeBSD, cada regra de Ports, cada caminho de arquivo, tudo é respeitado.

Ou seja não tem aquele lixo que o CPanel faz de mudar tudo, ou que sistemas como monowall ou pfSense fazem de rescrever rotinas como de inicialização.

Com isso um sysadmin acostumado com FreeBSD entra no ambiente com ProApps via SSH e fica em casa. Sabe onde fica o httpd.conf (heheh sei qeu parece boba essa frase mas so quem ja teve que dar manutenção em um cpanel da vida sabe o sofrimento de descobrir onde fica cada coisa), rc.conf, enfim consegue fazer e diagnosticar tudo.

Especialmente pq o ProApps foi feito por nós, da FreeBSD Brasil, mas do que feito por nós, foi feiro PARA NÓS. E nós, vamos sempre fazer/acessar/diagnosticar tudo sempre por SSH. A parte visual e a usabilidade é pro cliente do ProApps. A usabilidade da arquitetura da solução é pra equipe FreeBSD Brasil, ou seja: FreeBSD, puro, simples, e acima de tudo respeitado!

Vantagem disso são óbvias, pra quem não quiser um dia mais usar o ProApps, quiser romper o SaaS ou simplesmente desistir do ProApps continua com seu FreeBSD instacto e tudo que é software livre fica la de boa. Só perde o próprio ProApps.

Gostamos sempre de trabalhar em formato de SaaS pois queremos suportar a solução. Não é um produto que queremos por numa caixa e vender. Mas governos eventualmente preferem comprar ou manter um SaaS por prazo determinado com aquisição no fim. Qualquer mudança ou adaptação que o cliente precise nós fazemos no SaaS.

Quem quiser saber mais, http://www.proapps.com.br. Qualquer dúvida específica sobre os componentes podem enviar e-mail em particular se a informação não estiver no website.

Se alguém se sentiu incomodado com a propaganda, peço desculpas ;-) Mas o ProApps tem excelente cases de uso que um dia colocaremos em detalhes em público. Tudo sempre usando FreeBSD, e sempre com muito orgulho e prazer em dizer que É FreeBSD, a tecnologia de missão crítica mais consolidada na Internet. Hoje temos autenticação de bancos, solução de segunda fator de autenticação, potencialmente o banco que muitos aqui na lista são correntistas tem um ProApps 2/FA com um FreeBSD testando, validando e gerando o segundo fator de autenticação e as transações financeiras de cada DOC/TED que você faz.

Um dia quando expirar alguns termos de sigilo será ótimo pode dizer onde tem FreeBSD fazendo cada coisa, mas no próprio ProApps.com.br da pra ter uma idéia de como e em que locais o OTP é usado.

Pros mais puritanos, aqueles que odeiam GUI e amam CLI (eu sou um deles) peço que não entrem em nenhuma seara de discussão desse tipo. Pra cada 1 que prefira CLI a GUI, existem 50 que discordam. Mas o legal do ProApps? Ele é feito pros 2! Quem prefere CLI ou prefere o mouse, ambos ficam a vontade. E sempre assumindo sua natureza: é FreeBSD! Não queremos que isso seja um segredo bem guardado. Não vamos dar um nome pomposo, e dizer que é algo totalmente novo. Mesmo alguns "mercados" preferindo ouvir outra coisa. Sim tem quem prefira olhar pra algo e ver uma caixa preta incompreensível que por algum motivo funciona, ou que por algum motivo não funciona. ProApps é FreeBSD, e cada vantagem, benefício ou limitação, são créditos do sistema.

É parte dos nossos planos dar um jeito de permitir o download e uso dos componentes por conta própria, pra experimentar, e sem qualquer custo dentro certos alguns perfis de uso. Mas até completarmos isso, só tem os data sheets. Demos e afins tem que ser agendados conosco previamente.
</offtopic>

No mais, dentro dessa thread, se uma solução totalmente free software não for pre-requisito, sugiro o ProApps (hehehe) se for requisito ser totalmente software livre, tem várias opções individuais, de interfaces php pra gestão de FTP e Apache, ate outros de e-mail. Minha sugestão é exatamente olhar as que já foram citadas, escolher uma. E não se importar se não existir nativa pra FreeBSD ou for pra Linux. Mete a mão e porta. PHP, Apache, MySQL, BIND, Postfix, é o mesmo em qualquer lugar! Não tem porque haver qualquer dificuldade em usar essas soluções no FreeBSD.

Nós mesmos já fizemos muitas dessas adaptações na unha de ispCP e VHCS que atenderam o cliente. Claro que vai rolar sofrimento especialmente a parte de e-mail. Claro que tem limites hehehe, claro que existem gambiarras feias, mas tem muita, muita coisa bem feita e que funciona muito bem. E nada gritante que impeça funcionamento pleno no FreeBSD.

Abraços.