[FUG-BR] Problemas com zfs na amazon

Leonardo Augusto lalinden em gmail.com
Terça Dezembro 3 09:54:03 BRST 2013

2013/12/2 Jorge Petry <jorge em bsd.com.br>:
> Olá pessoal.
>
> Alguém já teve problemas com ZFS em servidores da amazon?
> Tenho um servidor "m1.large", onde o mesmo disponibiliza 02 cpu's, 01
> disco raiz de 10 gb
> e 02 discos EBS de 420 gb cada. Peguei 1 desses de 420 e fiz um zpool
> para o /home.
> Estava tudo configurado rodando certinho, após um reboot o zfs se perdeu
> e não monta mais o /home.
> Alguém já passo por isso ou tem ideia de como recuperar?
>
> Obrigado.
>
> --

Opa,

Nao boota mais a instancia ?
O que faço agora depois de descobrir que se não bootar seu bsd por
algum motivo, vc nao tem como
recuperar... é criar um snapshot antes DE QUALQUER MUDANÇA, assim se
não bootar, ou coisa do tipo,
crio um volume a partir do snapshop, e substituo o volume atual da
instancia por esse novo, para isso tem que parar
a instancia, daí já muda o ip e bla bla bla, um inconveniente...

No seu caso, voce configurou o volume no /etc/fstab e demais confs
para o zfs(se é que precisa) ?
Outra coisa no amazon é que os devices das partições no /dev são meio
"weird" e pra se perder ali é facil.
se voce cria um novo volume para adiconar a uma instancia, vem como um
device nada a ver com nada dependendo da ami que vc pegou.

abraco