[FUG-BR] Servidor FTP e regras do PF

vic vic em wa.pro.br
Quinta Fevereiro 14 16:02:38 BRST 2013

Em 2013-02-14 14:46, EnioRM escreveu:
> salve galera! gostaria de um pequeno help.
>
> o servidor onde está rodando o PF é o mesmo que roda o ftp, horas eu
> testo
> o ftpd do FreeBSD, horas eu mudo para o vsftpd para testes.
>
> Notei que, nas regras do pf.conf, quando ativadas, está me causando
> alguns
> problemas de conexão, hora autentica, hora não, quando digito a
> senha,
> vezes requer que eu aperte F5, e horas me exibe uma mensagem de erro
> sobre
> permissão.

> [...]

Geralmente o FTP dá problema com o modo passivo. O que você tem que
fazer é aceitar a conexão nas portas usadas no modo passivo. Talvez seu
software de ftp suporte especificar uma faixa de portas para usar e ela
deve estar dentro das sysctl:

net.inet.ip.portrange.first=30000
net.inet.ip.portrange.last=55000

BTW, o que eu disse acima está dito na FAQ que você enviou
especificamente em "
OpenBSD's native FTP server ftpd(8) uses the range 49152 to 65535", que
corrobora com a regra

pass in on $ext_if proto tcp to port > 49151

--
vic
http://choppnerd.com