[FUG-BR] Suporte para a placa Intel HD 3000

Otacílio otacilio.neto em bsd.com.br
Quinta Janeiro 3 14:09:23 BRST 2013

On 03/01/2013 11:23, d4n1 wrote:
> Brothers, alguem ja conseguiu instalar/configurar essa placa de video?
>

> # pciconf -lv
>
> vgapci0 em pci0:0:2:0:    class=0x030000 card=0x07431025 chip=0x01168086
> rev=0x09 hdr=0x00
>     vendor     = 'Intel Corporation'
>     device     = '2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics
> Controller'
>     class      = display
>     subclass   = VGA
>
> Obrigado.
>
> P.S.: Estou usando o FreeBSD 9.1-RELEASE em um netbook Acer Aspire V5
> 171-6832

Até onde sei você terá que utilizar a nova versão do Xorg com suporte
GEM/KMS. No RELEASE Announcement
(http://www.freebsd.org/releases/9.1R/announce.html) do 9.1 este recurso
é relatado como suportado
(http://www.freebsd.org/releases/9.1R/relnotes.html) sendo que (até onde
sei) por padrão o sistema está utilizando o Xorg antigo. Da última vez
que li algo a respeito, entendi que o usuário tem que habilitar uma
opção no ports e recompilar a nova versão do Xorg.

Tudo