[FUG-BR] Atualização 7.4 -> 8.X

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quinta Janeiro 24 09:57:16 BRST 2013

2013/1/24 Tiago Ribeiro <shasty at gmail.com>:
> Bom dia, sempre atualizo meus servidores, mais mantenho na mesma familia
> (6.X, 7.X, 8.X ou 9.X), estou pensando em atualizar um 7.4-STABLE para um
> 8.X.
>
> Motivo: Muitos problemas com ZFS, e acho que atualizando para 8.X vou ter
> boas melhoras.
>
> Problema: Preciso fazer remotamente.
>
> Duvida: Vou direto para o 8.3 ou primeiro para o 8.0 depois vou atualizando
> de um em um 8.1, 8.2, 8.3 ?
>
> OBS: Vou fazer via svn .
>
> O que acham? Vai ser um tiro na testa? ou vai ser uma boa?

Oi Tiago,

É mesmo legal você sair da 7.x, pois ela vai deixar de ser suportada
no próximo mês.

Já fiz atualizações remotas muitas vezes, e existem meios de você
se precaver pra evitar problemas maiores.

A primeira medida é ler cautelosamente o anúncio no 8.0-RELEASE [1],
nele você vai encontrar as principais diferenças entre os major version.
Esse é um passo bem importante, eu me lembro quando foi do 6 pro 7
se não me engano, e um parâmetro que eu usava no fstab deixou de
ser suportado (nodev eu acho) e eu acabei deixando isso passar e quando
bootei de volta não montava mais as partições.

Eu atualizei vários servers de 7 pra 8 e não me lembro de nada tão
dramático. Mesmo assim, recomendo a leitura.

Um mecanismo que pode te salvar a vida é o nextboot(8), basicamente
o que ele faz é setar um kernel alternativo para ser usado apenas no
próximo boot. Então você instala o kernel do 8.x em /boot/kernel8 e
manda o próximo boot ser feito por ele, se der pau e o servidor não
voltar, basta pedir pra alguém reiniciar a máquina e ele vai bootar
novamente no kernel do 7.x.

Aconselho você a já partir pro svn sim, e pode ir direto do 7-stable
pro 8-stable sem erro. Eu faria essa atualização da seguinte maneira:

# cd /usr/ports/devel/subversion
# make install clean
# cd /usr
# chflags -R noschg obj/*
# rm -rf src/* src/.* obj/*
# svn co http://svn.freebsd.org/base/stable/8 src
# cd src
# make -s -j4 buildworld buildkernel
# mergemaster -Pp
# make KODIR=/boot/newkernel installkernel
# reboot

Se a máquina não voltar, peça pra alguém local fazer um reboot
pra você e rm -rf /boot/newkernel. Se ela voltar, que é o mais
provável, prosiga:

# cd /usr/src
# make installworld
# mergemaster -FPi